sexta, 29 de março de 2024
Qualidade de Vida

Prevenção - Chikungunya, Zika e Dengue

21 Mar 2019 - 06h50Por (*) Paulo Rogério Gianlorenço
Prevenção - Chikungunya, Zika e Dengue -

O combate e a prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika, podendo causar microcefalia em bebês, não pode parar. A imensa propagação do mosquito levou o Ministério da Saúde a estabelecer o Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes, reafirmado com a campanha nacional “Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar”. A intenção é fortalecer a mensagem de que é melhor eliminar o foco do mosquito do que sofrer as consequências da doença, uma luta que precisa do envolvimento de todos os setores da sociedade.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer e sua reprodução acontece em água limpa e parada mas não necessariamente potável, a partir da postura de ovos pelas fêmeas, seus ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno, é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas.

Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua cidade ou município, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis, barris de água e piscinas.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios, principalmente pneus ou algo que acumule água.

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

9 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

12 - Convoque seus vizinhos, sua comunidade, amigos e parentes a se engajarem nesse combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

13 - Seja consciente com seu lixo, não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, evitando que eles fiquem obstruíndo e  acúmulando água de enchentes.

Informação:

Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.

Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.

Se não deseja engravidar: busque orientação médica sobre métodos contraceptivos.

Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.

O autor é graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista Crefito-3/243875-f Especialista em Fisioterapia Geriátrica pela Universidade de São Carlos e Ortopedia. Atua em São Carlos.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias