sexta, 19 de abril de 2024
Seja Mais

Perdão: poderoso e eficiente

12 Mar 2019 - 07h32Por (*) Ju Ferraz
Perdão: poderoso e eficiente -

Você sabe perdoar? O que te impede hoje de perdoar alguém?

Perdoar gera um fenômeno neural impressionante em nosso organismo.

Se você ainda não sabe, perdoar é um dos sentimentos mais poderosos que podemos ter. Trata-se de um efeito neurofisiológico poderoso e pode alavancar grandes oportunidades em nossa vida.

Quando nós não buscamos o autoconhecimento, nos tornamos fracos e deixamos que as situações, mesmo que corriqueiras, nos abalem. Assim as pessoas facilmente nos atingirão com sentimentos tóxicos, como por exemplo, raiva, mágoa e tristezas, o que faz minar nossa energia.

A cada lembrança do que nos fizeram, se vier cheia de sentimentos tóxicos, menos energia teremos e menos conquistas importantes conseguiremos alcançar. Com isso, acabamos entrando em um ciclo doentio que pode ser fatal.

Você já deve ter ouvido essa frase: “Não perdoar é tomar uma gota de veneno todos os dias esperando que a outra pessoa morra”. Isso tem um grande sentido, pois você conhece alguém que realiza grandes conquistas na vida e alcança patamares extraordinários de vitórias, com sentimentos constantes de mágoas, tristezas ou deprimido?

Se você manter o sentimento de mágoa contínuo, terá uma enorme dificuldade em realizar seus objetivos, sejam eles grandes ou pequenos.

Estudos da neurociência mostram que quando mantemos os pensamentos em decepções e tristezas profundas, toda produção de nosso hormônio cortisol fica desregulado, podendo provocar estresse, grave risco de depressão, diminuir nossa imunidade entre outros fatores. E não só o cortisol é afetado, como também a liberação de nosso neurotransmissor serotonina - ligado ao humor, felicidade e outros - cai drasticamente. Trazendo grandes riscos para nossa saúde.

O fato de perdoar a outra pessoa, por incrível que pareça, quebra esse ciclo doentio e gera sentimentos tão poderosos que estimula o aumento da serotonina no organismo e equilibra o cortisol, o que faz gerar em nosso cérebro novas sinapses e quando novas situações desagradáveis acontecerem em nossa vida, teremos a capacidade de pensar em novas soluções, o que nos deixa mais plenos e felizes. A prática do perdão alavanca a vida de quem o faz.

É importante ressaltar que, para essa mudança saudável acontecer em nosso cérebro, é preciso persistência e constância na prática do perdão. O sentimento é a questão, o que gera o sentimento é o pensamento. Neste momento, quais pensamentos você alimenta em sua mente?

Quanto mais você praticar o autoconhecimento, mais a plenitude e felicidade farão parte de sua vida, sem haver espaço para mágoas, tristezas, depressões ou qualquer outro sentimento ruim que possa atingir sua saúde.

Qual tema sobre o desenvolvimento e fortalecimento emocional você acha importante? deixe nos comentários e vamos juntos fazer a diferença no mundo.

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias