quinta, 28 de março de 2024
Próxima Viagem

O Menino da Porteira em Ouro Fino/MG

22 Set 2018 - 07h00Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
O Menino da Porteira em Ouro Fino/MG - Crédito: (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha Crédito: (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha

O MENINO DA PORTEIRA

Toda vez que eu viajava pela Estrada de Ouro Fino

De longe eu avistava a figura de um menino

Que corria abrir a porteira e depois vinha me pedindo

Toque o berrante seu moço que é pra eu ficar ouvindo...

Desde criança sempre ouvi essa música, composição de Teddy Vieira e regravado por vários artistas como: Sérgio Reis, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Daniel entre outros.

Ouro Fino é um pequeno município no sul de Minas, que possui cerca de 30 mil habitantes

Para celebrar essa música, o município criou o monumento Menino da Porteira, que fica logo na entrada da cidade na beira da rodovia MG 290 km 60. O trecho é rota de passagem do Caminho da Fé, e diariamente milhares de pessoas param no monumento para uma foto rápida.

Ouro Fino conserva um patrimônio arquitetônico invejável. As ruas de paralelepípedos, os detalhes dos casarões centenários e o cuidado com sua história fizeram com que a cidade se transformasse em Município Prioritário ao Desenvolvimento do Turismo, chancelado pela EMBRATUR, em 1997 e 1999 (Fonte: http://www.ourofino.mg.gov.br/cidade.php?title=historia)

Hoje quem chega à cidade também avista de longe a figura de um menino. Trata-se de um monumento esculpido em concreto, medindo dez metros de altura e pesando dez toneladas. Fazem parte da mega escultura a famosa porteira e o sorridente menino que transformaram Ouro Fino em celebridade nacional. (Fonte: http://www.ourofino.mg.gov.br/cidade.php?title=historia)

Para incentivar e atrair turistas, o município ainda criou outros monumentos como o “Boi sem Coração” e monumento “Berrante”, além de várias cachoeiras localizadas no distrito de Bueno Brandão. Esses atrativos ficarão para uma próxima visita.

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Eduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 42 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 18 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias