sexta, 29 de março de 2024
Próxima Viagem

Festival gastronômico da Serra do Itaqueri em Torrinha ressalta o potencial turístico da região

19 Mai 2018 - 04h56Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Festival gastronômico da Serra do Itaqueri em Torrinha ressalta o potencial turístico da região - Crédito: Eduardo Henrique Ferin da Cunha Crédito: Eduardo Henrique Ferin da Cunha

Sabor, arte, felicidade, união e muitas novidades! Assim foi o Festival Gastronômico Serra do Itaqueri, realizado em Torrinha, no último dia 6 de maio.

O evento contou com a participação de 13 municípios da Região Turística Serra do Itaqueri: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Rio Claro, Piracicaba, Santa Maria da Serra, São Pedro, Torrinha que integrados apresentaram muitas novidades na gastronomia regional, ressaltando a criatividade, a inovação dos serviços de alimentação aos turistas. Além da gastronomia, a região apresentou os belos trabalhos artesanais desenvolvidos por vários grupos e ateliês e também contou com a participação de agências de turismo receptivo na apresentação dos roteiros que mostram a beleza e o potencial turístico de nossa região.  Para animar ainda mais o público presente, quatro grupos musicais e dança mostraram muita afinação e coreografias diferenciadas e receberam muitos aplausos.

Os números demonstram que o evento foi de grande visibilidade: 13 municípios envolvidos no planejamento e realização do evento: 19 estabelecimentos de alimentação, 7 grupos e ateliês de artesanato, 2 agências de turismo receptivo, além do município anfitrião que apresentou todo o potencial local e 4 grupos artísticos da região. Passaram pelo evento, cerca de 2000 pessoas de mais de 40 cidades da região, além de autoridades regionais e representantes do legislativo e executivo estadual e federal.

O evento ressaltou o apoio do poder público dos 13 municípios na atividade turística e a determinação da iniciativa privada em apresentar o potencial artístico e gastronômico de nossa região. A proposta da Governança da Região Turística Serra do Itaqueri é que o evento seja realizado semestralmente, de forma itinerante, ou seja, cada edição acontecerá em um município diferente.

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Eduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 42 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 18 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias