sexta, 29 de março de 2024
Seja Mais

Desenvolvimento pessoal com coaching

08 Mai 2018 - 08h23Por (*) Ju Ferraz
Desenvolvimento pessoal com coaching -

Atualmente, as pessoas buscam soluções rápidas e simples para tudo em sua vida. Porém, isso não é real, você não tem como se tornar sábio da noite para o dia. É um processo contínuo de desenvolvimento, determinação, coragem para manter-se firme e alcançar resultados.

E uma vez que você começa a mudança, perceberá quantas situações positivas ocorrem, como sua visão de mundo muda, como sua qualidade de vida aumenta, sua saúde melhora.

Qualquer pessoa é capaz de realizações incríveis, ter um bom relacionamento com as pessoas e uma carreira profissional de excelência, porém existem limitações da nossa mente que agem como barreiras, nos impedindo de usarmos todo o nosso potencial.

O desenvolvimento pessoal busca quebrar essas barreiras através do autoconhecimento, o que nos faz descobrir nossos pontos fortes, para que possamos reforçá-los e quais nossas limitações, para que possamos através dos pontos fortes minimizá-las ao máximo. 

O coaching é um processo que pode auxiliar nesse desenvolvimento pessoal e que traz resultados muito positivos. Podemos aumentar o conhecimento sobre nós mesmos, melhorando o nosso potencial, criando metas de vida para aumentar nossa satisfação pessoal.

O desenvolvimento pessoal em um processo de coaching gera:

 

 

 

Autoconhecimento: que é uma das fortes bases do coaching, fazendo com que o coachee tenha conhecimento sobre si mesmo, para que assim, possa entender quais as causas de seus medos e limitações.

Gestão de conflitos: O coaching estimula a reflexão, promove a empatia e permite com que nos coloquemos no lugar do outro e assim possamos melhorar nossa relação com as pessoas e nos posicionar de maneira mais adequada em um conflito;

Liderança: O coachee dedicado, aprende como usar a liderança, tanto no âmbito pessoal como no profissional;

Habilidade de comunicação: Em um processo de coaching aprendemos que escutar atentamente, é a palavra-chave para uma boa comunicação, o que melhora nossas relações interpessoais.

O que impede uma pessoa de alcançar o seu desenvolvimento pessoal?

Um dos fatores é, antes mesmo iniciar uma mudança, a pessoa já cria um senso (ilusório) de identidade, tornando-se muito pouco disposta à mudança. É comum ouvir dessa pessoa a seguinte frase: “Esse é meu jeito e ninguém vai me mudar”. Criando uma barreira ao crescimento como ser humano.

Outro fator é a ideia de que, quem busca ajuda, são pessoas fracas, dignas de pena. O que é totalmente equivocado esta afirmação, pois quem busca ajuda é uma pessoa sábia, que reconheceu a imperfeição e está no caminho do amadurecimento.

Como você está em relação às mudanças que precisa fazer em sua vida para ela fluir em plenitude e com bases fortes?

Você aceita que é capaz de mudar e ser ainda melhor do que jamais imaginou?

Qual a primeira mudança que irá iniciar em sua vida hoje?

Um forte abraço e ótima reflexão!

(*) A autora é Coach, Palestrante, Analista Comportamental DISC, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias