quinta, 18 de abril de 2024
Seja Mais

Dependência emocional

13 Nov 2018 - 09h48Por (*) Ju Ferraz
Dependência emocional -

Você depende emocionalmente de outra pessoa para tomar decisões e assumir responsabilidades?

A dependência emocional ocorre quando projetamos nossas expectativas nos outros, quando dependemos de uma outra pessoa para se sentir capaz, feliz, amado ou fazer escolhas tanto pessoais quanto profissionais. Um pessoa dependente emocionalmente possui crenças que a limitam e sente muito medo de assumir a responsabilidade pelas próprias escolhas durante a vida e serem rejeitadas caso algumas dessas escolhas estejam erradas. Desta forma, fica mais fácil transferir esta responsabilidade para o outro, mesmo que seja de forma inconsciente.

Claro que vivemos em um mundo onde uns precisam dos outros para evoluírem, porém essa troca de experiência não tem nada a ver com dependência emocional, pois nesse caso cada uma assume a responsabilidade por suas escolhas e crescem juntos apoiando um ao outro com troca de experiências, ajustes e novas ações.

Para você saber se é dependente emocional responda para si mesmo as seguintes perguntas abaixo:

Quando você precisa tomar uma decisão simples você procura alguém para decidir por você?

Você sente ciúmes exagerados e quer sempre atenção exclusiva dos amigos(as), cônjuges ou familiares?

Você não consegue ter motivação para realizar as suas próprias atividades e com isso tenta estimular outras pessoas para ação para suprir as suas próprias necessidades e não se sentir tão incapaz?

Tem medo de ser rejeitado(a) e por isso tem dificuldade em dizer não para as pessoas?

Você sempre precisa do elogio e reconhecimento das outras pessoas para se sentir capaz?

Com o objetivo de manter uma pessoa por perto para alimentar a sua dependência, você costuma se colocar em segundo plano e arruma uma desculpa dizendo que sempre faz tudo pelos outros?

Você conseguiu responder todas as perguntas sem se auto sabotar?  Se a maioria foi positiva, você precisa mudar de uma vez por todas seus pensamentos, atitudes e recomeçar. E se não conseguir sozinho procure apoio profissional para se fortalecer e começar a decidir por si mesmo, pois você é capaz disso, só ainda não consegue enxergar.

Se valorize mais, se autoconheça e autoreconheça, confie em suas decisões, vença cada etapa com garra e determinação. Todos nós somos capazes de vencer e decidir qualquer situação em nossa vida, mas o primeiro passo só depende de nós.

Um forte abraço e até o próximo artigo!

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias