quarta, 24 de abril de 2024
Seja Mais

Críticas: Fonte de amadurecimento e crescimento

14 Ago 2018 - 08h17Por (*) Ju Ferraz
Críticas: Fonte de amadurecimento e crescimento -

Quantas vezes você já foi criticado(a) por ter feito algo que não agradou ou por ter falhado?

Se você perceber tudo que passamos de desafios durante a vida, são ricos momentos para aprendermos algo novo e nos fortalecermos tanto pessoal quanto profissionalmente.

E quando recebemos um crítica não é diferente, continua sendo oportunidade de amadurecermos e crescermos como pessoa e profissional.

A frustração faz parte do nosso fortalecimento, mesmo que no momento em que somos criticados, nossas energias tendem a minar, partirá de nós agirmos de maneira inteligente e entender o que aquela crítica tem a nos trazer como força. Pois nem sempre um momento ruim na vida ou trabalho é sinal de fracasso.

Como tudo que acontece em nossa vida vem a nos ensinar algo para darmos o próximo passo, quanto mais você aprender com os erros e desafios, mais oportunidades e vitórias você terá. Se fazer vítima da situação não resolve, só atrasará ainda mais seus passos.

As pessoas que nos criticam fazem um grande favor para nós, pois nos mostram onde estamos errando, e quanto mais cedo percebemos os erros, mais forte, experientes e sábios ficamos.

Se você pesquisar sobre como foi a vida das pessoas bem-sucedidas, você verá que para elas chegarem onde estão hoje, fracassaram muitas vezes e usaram esses fracassos como forças e energia para tomar impulso e seguir cada vez mais forte e com coragem.

Como profissional e facilitadora do autoconhecimento, deixo aqui algumas dicas importantes para você lidar melhor com as críticas e aprender com elas:

-Ouça atentamente: Quando alguém te direcionar uma crítica, não será uma tarefa fácil se você está acostumado(a) a se defender quando alguém te critica, mas faça o teste, respire fundo e deixe a pessoa falar, mesmo que esteja doendo ouvir o que ela diz naquele momento.

- Questione: Após ouvir a pessoa, para entender se ela está querendo mesmo ajudar você com a crítica ou só está querendo te ofender, faça a ela a seguinte pergunta “Como você acha que eu devo fazer nesta situação?” Se ela estiver fazendo uma critica construtiva com certeza irá responder a esta questão, e se não souber a resposta ela dirá a você quem você pode procurar para ter a resposta;

- Agradeça sempre quando alguém te der um feedback de algo que você está fazendo. Agradecer quando alguém levanta um erro seu, irá fortalecer seu caráter e sua forma de entender que o outro também pode errar e isso é normal para seu desenvolvimento, ou seja, julgará menos a si mesmo(a) e as outras pessoas.

Se seguir esses simples passos com certeza irá aprender muito mais e não perderá tempo se queixando ou se fazendo de vítima da situação.

Saber escutar críticas ajudará no seu processo contínuo de melhoria na vida pessoal e profissional, seja dos amigos, familiares ou parceiros(as) de trabalho.

Sozinhos muitas vezes não enxergamos nossas falhas. Busque se manter sempre em treinamento e desenvolvimento contínuo.

Seja determinado(a) e persevere mais, você consegue!

Abraços e até o próximo artigo.

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias