quinta, 28 de março de 2024
Seja Mais

Coragem

17 Abr 2018 - 06h01Por (*) Ju Ferraz
Coragem -

Você tem coragem?

Qual a importância de se ter coragem diante de determinada situação?

Mas afinal, o que vem a ser uma pessoa corajosa?

Você sabia que a palavra coragem tem um significado muito simples e poderoso. Coragem, significa você agir com o coração. Ou seja, agir com o que você verdadeiramente sente.

Todos nós passamos por diversos desafios e transformações, que em sua maioria, sempre nos trazem muito aprendizado e crescimento. Algumas vezes, podemos nos sentir incapazes de vencer aquela situação difícil, ficamos apavorados, achando que não daremos conta do recado, pensando que naquele instante poderíamos até “sumir do mapa”. Mas, infelizmente, isso não é possível, e assim, como todo desafio ou problema, quanto mais rápido assumimos a responsabilidade da situação em que nos encontramos, mais rápido chegamos a uma solução.

Mas como ter essa coragem para assumir a responsabilidade por nossos atos, e buscar uma solução plausível para aquele desafio ou situação?

Para agir com coragem, é preciso superar os próprios pensamentos negativos e medos, agindo com determinação, autoconsciência e autoconfiança. As emoções são a base para as ações individuais, e cada sentimento, determina se uma pessoa terá um comportamento positivo ou negativo, dependendo da interpretação que é dada a ele.

O medo, por exemplo, pode salvar uma pessoa de situações perigosas, mas em outras circunstâncias, ele também, pode bloquear uma pessoa e fazer com que ela perca oportunidades incríveis.

O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido. É deixar para trás o passado, viver o agora e deixar o futuro vir.

Para que você seja uma pessoa de coragem, assumindo suas responsabilidades, fazendo escolhas conscientes, enfrentando e superando qualquer desafio que a vida lhe trás, segue três passos importantes:

Confie em si mesmo

Supere suas limitações

Desenvolva sua inteligência emocional.

A vida é maravilhosa, e se você for uma pessoa com coragem, com certeza conseguirá viver o melhor que a vida tem a lhe proporcionar.

Muito obrigada pela sua atenção, tenha uma ótima reflexão e até nosso próximo artigo!

(*) A autora é Coach, Palestrante, Analista Comportamental DISC, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias