sexta, 29 de março de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica da USP e Diretor do IFSC, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato recebe homenagem da Unesco

13 Jun 2021 - 08h38Por Kleber Chicrala
Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Diretor do Instituto de Física de São Carlos – Universidade de São Paulo e Coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) - Crédito: divulgaçãoProf. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Diretor do Instituto de Física de São Carlos – Universidade de São Paulo e Coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) - Crédito: divulgação
 
O Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, professor e Diretor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) e coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), está entre os Campeões da Ciência do Dia da Luz 2021.
 
A homenagem integra a iniciativa Trust Science, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), direcionada a pesquisadores que atuam em áreas relacionadas à ciência da luz e promovem avanços em setores como energia, água limpa, comunicações, saúde e astronomia, entre outros.
 
O Prof. Bagnato foi homenageado por pesquisas com terapia fotodinâmica (PDT) conduzidas no CEPOF, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) -USP. Essa tecnologia auxilia no combate ao câncer de pele por meio de substâncias fotossensibilizadoras que são aplicadas nos pacientes. Em seguida, os tumores recebem feixes de laser em determinada frequência que eliminam as células cancerosas por meio da liberação de formas tóxicas de oxigênio. Lembrando que osLeds(como fonte de Luz)também são utilizados nessas linhas de pesquisas. 
 
Membro da Academia Brasileira de Ciências, The AcademyofSciences for theDeveloping World, da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano e da NationalAcademyofSciences, o professor também trabalha com átomos frios, condensados de Bose-Einstein , controle microbiológico, e outras linhas de pesquisa. 
 
OBS: A lista completa dos Campeões da Ciência pode ser consultada no site da Trust Science.
 
A UNESCO
 
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) - (acrônimo de United NationsEducational, Scientificand Cultural Organization) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 16 de novembro de 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, ciências naturais, ciências sociais e comunicações/informação.
Fonte: Wikipédia
 
BAGNATO NOVO EDITOR-CHEFE DAS REVISTAS “ LASER PHYSICS” E “ LASER PHYSICS LETTERS”
 
Prof. Vanderlei Bagnato é o novo editor-chefe das revistas “Laser Physics” e “Laser PhysicsLetters”
 
O docente/pesquisador e diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, foi recentemente indicado para assumir as funções de editor-chefe das revistas científicas internacionais “Laser Physics” e “Laser PhysicsLetters”, através de proposta das respectivas mesas diretoras editoriais daquelas publicações.
 
As duas revistas são publicações científicas mensais, revisadas por pares, apresentando comunicações curtas e rápidas nas áreas de óptica fundamental e física de laser, e aplicação de lasers em ciências inter-relacionadas.
Fonte:Assessoria de Comunicação do IFSC –USP
 
Fontes: Kleber Chicrala: Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP;  https://agencia.fapesp.br;  Wikipédia e Assessoria de Comunicação do IFSC –USP 
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias