quinta, 28 de março de 2024
Artigo Netto Donato

Como usar dados e informações para salvar vidas

11 Abr 2019 - 13h52Por (*) Netto Donato
Como usar dados e informações para salvar vidas -

Recentemente, foi dito que São Carlos possui uma das menores taxas de mortalidade no trânsito no Estado segundo o Infosiga, base de dados estadual sobre acidentes de trânsito, até sendo ventilada tal afirmação nas redes sociais. De fato, a nota técnica do NEST/USP coloca nossa cidade num patamar privilegiado quando comparado com outras cidades com mais de 100 mil habitantes.

Entretanto, é necessário discordar quando se insinua haver correspondência entre a gestão atual, iniciada em 2017, e os números apresentados. Como vemos nos gráficos abaixo, feitos com dados do Infosiga, nossa cidade teve uma queda significativa no número de acidentes fatais na passagem de 2015 para 2016, e vem mantendo esse patamar desde então. O mérito dessa diminuição deve ser atribuído ao trabalho da Polícia, da Guarda Municipal e dos servidores que cuidam do trânsito, e não a políticos passageiros.

Araraquara, por sua vez, teve um aumento no número de fatalidades no mesmo período. Inclusive, no ano de 2016 a cidade ficou na última colocação do ranking feito pela USP.

A ideia nesse texto é alertar que dados e informações públicas servem para embasar o bom planejamento e avaliação de políticas públicas, e não de consolação quando uma gestão é mal avaliada pelos cidadãos.

Se fossem realmente analisados os dados para além do marketing, seria possível enxergar que há uma concentração do número de acidentes de sexta à segunda-feira e que as maiores vítimas são pedestres e motociclistas, e também, que 40% desses acidentes fatais aconteceram na parte da tarde.

Com isso em mãos, além de poder utilizar de maneira eficiente os quase 7 milhões de reais arrecadados em multas de trânsito em 2018, também é possível realizar uma série de ações mais efetivas de conscientização, fiscalização e educação no trânsito para salvar vidas.

Fontes:
http://www.eesc.usp.br/portaleesc/attachments/article/4970/nest_nota_tecnica.pdf
http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/noticias-2019/172953-sao-carlos-tem-o-menor-indice-de-mortes-em-acidentes-de-transito.html
http://www.infosiga.sp.gov.br/Home/Relatorio

(*) O autor é advogado, especialista em Direito Público e mestre em Gestão e Políticas Públicas, na Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP.

O exposto artigo não reflete, necessariamente, o pensamento do São Carlos Agora.

Leia Também

Últimas Notícias