terça, 16 de abril de 2024
Fique Ligado

Como fazer prova de vida

16 Jan 2019 - 19h38Por (*) Patrícia Zani
Como fazer prova de vida -

O INSS exige que o beneficiário faça prova de vida para manter o benefício ativo.

O procedimento é obrigatório e deve ser feito a cada 12 meses, caso o segurado não faça pode ter seu benefício interrompido e até cessado.

A prova de vida é feita pela rede bancária, assim, basta ir ao banco que recebe portando o documento de identificação, a exemplo: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação. Alguns bancos já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

Caso o beneficiário não consiga comparecer ao banco para efetuar a prova de vida, por motivos de doença, essa prova pode ser feita por meio de procurador, o qual deve estar cadastrado no INSS.

Conforme exposto é imprescindível fazer a prova de vida, já que se não for feita no final de 12 meses da última comprovação o pagamento será interrompido e após 6 meses sem comprovação de vida o benefício é cessado.

(*) A autora é advogada OAB/SP 293.156, graduada pela Fadisc, pós-graduada em Direito Imobiliário pelo Centro Universitário Anhanguera e pós-graduanda em Direito Previdenciário pelo Infoc.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias