terça, 23 de abril de 2024
Seja Mais

Chorar alivia a alma

09 Abr 2019 - 07h23Por (*) Ju Ferraz
Chorar alivia a alma -

Você já ouviu falar que chorar alivia a alma?

Chorar permite você expressar o que está sentindo e jogar para fora o que naquele momento está parecendo te sufocar. Por que não colocar as lágrimas para fora e lavar aquele momento triste?

Lágrimas engolidas, de certa forma, petrificam nossos corações e algumas vezes, nos faz parecer insensíveis, quando a realidade é completamente diferente. Chorar, diferente do que muitos pensam, não tem nada a ver com fraqueza.

Chorar ajuda a aliviar o estresse, a tensão em situações ruins ou tristes, manda para fora sentimentos maléficos para nossa saúde, enfim, chorar faz muito bem também.

Quando choramos mandamos uma mensagem para nosso cérebro de que estamos relaxados, causando um efeito analgésico, pois liberamos ocitocina, adrenalina e noradrenalina - hormônios responsáveis pelo nosso bem estar - direto em nossa corrente sanguínea, o que nos faz sentir com menos ansiedade e maior sensação relaxante e de alívio.

Contudo, quando o choro é constante e desenfreado é importante buscar ajuda profissional, pois talvez não seja só um momento de alívio, mas algo mais profundo.

Mas, se você está passando por momentos de mudanças mais críticas e isso faz com que queira chorar para aliviar, chore!

Um exercício muito bom que você pode fazer para entender qual a razão exata do choro é um excelente exercício que pratico sempre, o autoconhecimento.

Quanto mais praticar constantemente o autoconhecimento, mais descobrirá suas forças interiores, mais entenderá o que realmente precisa fazer para ser mais forte e ter mais plenitude em sua vida e como conseguirá transmitir essa plenitude a todos a sua volta.

O que você faz hoje para se autoconhecer melhor? quais estudos busca? quais recursos usa?

Compartilha com a gente nos comentários e entenda de onde vem o choro que tanto precisa para aliviar sua alma e poder recomeçar com mais coragem e força que só você tem.

 Qual tema sobre o desenvolvimento e fortalecimento emocional você acha importante? deixe nos comentários e vamos juntos fazer a diferença no mundo.

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias