sexta, 29 de março de 2024
Colunistas

Artigo Rui Sintra: A bagagem

15 Dez 2016 - 05h47Por (*) Rui Sintra
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A recente aprovação, pela ANAC, da regra que autoriza as companhias aéreas a cobrarem por bagagem despachada, podendo eventualmente, por esse motivo, haver uma reduçãonas tarifas aéreas, vai ao encontro do que se passa em muitos outros países. Vem tarde essa regra, bem como é tardia a decisão da mesma agência em reduzir para 7 dias o prazo máximo para a devolução de bagagens extraviadas em casos de voos domésticos e para 21 dias para voos internacionais, sendo que após esse prazo, se a bagagem não for localizada, as empresas aéreas terão no máximo uma semana para indenizar os passageiros.

Outro ponto positivo, que igualmente vem tarde, é permitir ao consumidor o direito de desistir da compra de uma passagem aérea até 24 horas, depois de receber o comprovante de compra do bilhete, caso ela seja feita com no mínimo sete dias de antecedência, com ressarcimento integral dos valores.

Mas, voltando à cobrança da bagagem despachada, o certo é que, relacionado com esse quesito, a ANAC não teve ainda o cuidado de atentar contra o verdadeiro descalabro relacionado com a forma como as bagagens são manipuladas nos aeroportos nacionais, em um total desprezo por aquilo que é propriedade dos passageiros. São inúmeros os exemplos da falta de cuidado dos funcionários que têm a missão de carregar e descarregar as bagagens, levando mesmo ao questionamento se terão treinamento específico para essas tarefas.

São centenas de casos de malas completamente danificadas nos aeroportos, devido à falta de cuidado do pessoal que deveria zelar pela conservação da mesma. Agora, que o passageiro vai pagar pela bagagem despachada, a pergunta é: como ficam as reclamações respeitantes às bagagens deterioradas? Continua a mesma burocracia e perda de tempo?

Será que começará a haver uma maior fiscalização na carga e descarga das bagagens nos nossos aeroportos?

A propósito de bagagem, está na hora de fazer a minha.

Desejo Festas Felizes a todos.

Leia Também

Últimas Notícias