sexta, 29 de março de 2024
Qualidade de Vida

Anemia

24 Jan 2019 - 06h50Por (*) Paulo Rogério Gianlorenço
Anemia -

Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina (hemácias) no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais para o nosso organismo, seja qual for à causa dessa deficiência.

A Anemia é um problema de saúde muito comum entre as crianças, adultos e idosos, também ocorrendo durante a gravidez. Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas, a Anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais, cerca de 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Geralmente a anemia surge de uma falta de ferro no organismo ou devido a um sangramento persistente, porém, também pode ter outra causa que deve ser identificada pelo médico, com novos exames, para selecionar a melhor forma de tratamento e definir de qual anemia se trata.

ferro é um mineral muito difundido na natureza e encontrado em quase todos os vegetais, porém o organismo humano tem dificuldade de absorver os sais de ferro provenientes dos vegetais, e a nossa principal fonte de ferro acaba sendo a carne, principalmente, o peixe e a carne vermelha que têm um tipo de ferro que é mais facilmente absorvido no intestino. Porém, para a produção da hemoglobina e das células do sangue outras vitaminas como o ácido fólico e outras vitaminas do complexo B encontrados nos vegetais e cereais, também são necessárias.

A anemia pode ser classificada em duas categorias aquelas que nascem com o indivíduo anemia hereditárias ou podem ocorrer com o indivíduo por algo que lhe acontece durante a vida esta é uma anemia adquirida.

As anemias hereditárias estão relacionadas a alterações genéticas na fabricação do glóbulo vermelho no organismo, seja da membrana que dá forma ao glóbulo vermelho, das substâncias que estão em seu interior ou hemoglobina e proteínas enzimáticas. Neste grupo de anemias hereditárias temos algumas causas comuns em nossa população como as talassemias ou anemias do Mediterrâneo, comuns em indivíduos com ascendência italiana, portuguesa e libanesa, ou ainda a anemia falciforme, mais comum em indivíduos com ascendência africana.

As anemias adquiridas podem acontecer por carência de nutrientes, por alterações na medula óssea ou ainda por outra doença que leva a anemia por outros mecanismos, nos quadros de carência de vitaminas podemos citar a falta de ferro ou de vitamina B12, nas doenças da medula óssea podemos citar as leucemias ou a síndrome mielodisplásica. Já nas doenças que levam a anemia por outros mecanismos citamos as diversas doenças reumatológicas e infectocontagiosas, a insuficiência renal crônica ou as alterações da tireóide.

Em próximas colunas estarei definindo os vários tipos de Anemias seus sintomas causas e tratamentos.

Sintomas de Anemia, os sintomas da anemia começam pouco a pouco, gerando adaptação, e por isso a pessoa pode levar algum tempo até perceber que realmente podem ser resultado de um problema, mucosas esbranquiçadas, tonturas fora de hora, pele sem cor e viço, estes são alguns dos sintomas mais comuns da anemia, tem mais do que isso, taquicardia, fadiga, dificuldade em respirar e você, que é vegetariana ou vegana, precisa conhecê-los bem, este é um problema que afeta, em maior proporção, a quem não consome carne vermelha.  Quanto maior o grau da anemia mais intenso tende a ser os sintomas da anemia.

Fadiga generalizada, Anorexia (falta de apetite), Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), Menor disposição para o trabalho ou em outras atividades de vida diárias, Dificuldade de aprendizagem nas crianças, Falta de ar e tonturas, Dor no peito, Mãos e pés frios, Dor de cabeça, Apatia (crianças muito "paradas"), Fadiga, Taquicardia, Palpitações, Falta de ar aos esforços físicos, Dor abdominal em crianças, Desejos alimentares específicos ou estranhos como desejo de comer gelo ou terra, Queda de cabelos, Língua lisa, Unhas quebradiças, Feridas nos cantos da boca, cãibras, Formigamento de pés e mãos, dificuldades para andar e rigidez nos membros, inferiores ou superiores, são indicativos tanto de anemia quanto da deficiência da vitamina B12, aqui estão os sintomas dos quais devemos nos preocupar.

O paciente deve procurar o médico para um diagnóstico adequado e, se necessário, procurar um médico hematologista, caso você observe algum desses sintomas em seus filhos ou familiares, é preciso que os encaminhe ao médico para que este faça os exames correspondentes e ajuste suplementos ou medicação necessários. Sem cuidados, a anemia pode matar.

O tratamento da anemia depende da causa. Sem tratamento, a anemia pode causar muitos problemas de saúde.

As anemias adquiridas geralmente têm cura, principalmente as mais comuns, baixa ingestão ou perda aumentada de ferro e deficiência de absorção de vitamina B12.

As que ocorrem devido a outras causas como problemas nos rins e doenças reumatológicas são tratadas indiretamente, uma vez que o tratamento destes problemas acaba por resolver a anemia. As anemias que são causadas por problemas na medula óssea, por terem quadros mais complexos, e as anemias hereditárias, por serem de causa genética, necessitam de tratamentos mais específicos.

O autor é graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista Crefito-3/243875-f Especialista em Fisioterapia Geriátrica pela Universidade de São Carlos e Ortopedia. Atua em São Carlos.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias