Menu
terça, 11 de dezembro de 2018
Cidade

Vigilância segue com ação preventiva à dengue na cidade

17 Jul 2014 - 20h51
0 - 0 -

Como parte do plano de ação ao combate do mosquito Aedes-Aegypti, transmissor do vírus da dengue, a Vigilância Epidemiológica (Vigep) de São Carlos, através dos agentes de endemias, segue com o serviço de nebulização nas casas próximas a escola Municipal Arthur Natalino Deriggi no bairro Cidade Aracy. O procedimento é realizado em locais que apresentaram casos positivos da doença.

A cidade de São Carlos contabiliza 335 casos confirmados de dengue, sendo 225 autóctones, ou seja, adquiridos na cidade e 100 importados. Os últimos dados divulgados são de pacientes que apresentaram sintomas da doença no mês de junho. De acordo com uma análise da Vigep, o número de notificações diminuiu consideravelmente nas últimas semanas, mas ainda não cessou, fato este que indica que os cuidados com a dengue devem continuar.

Durante o trabalho de nebulização, é essencial que os moradores sigam as orientações repassadas pelos agentes. “Durante esse processo estamos pedindo que os moradores abram as portas e janelas para a penetração do inseticida e que permaneçam nas calçadas com crianças e animais por um período de 15 minutos. O combate à dengue depende de todos nós”, disse a chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone.

O sucesso da campanha também depende da sensibilização e colaboração de toda a população. “É importante que as pessoas continuem atentas à eliminação dos possíveis criadouros do mosquito dentro das casas e autorizem a entrada dos agentes de endemias nas residências”, disse Márcia. Ela ainda reforça que outro alerta é com a atenção aos sintomas da dengue. “A pessoa deve buscar atendimento nas unidades de saúde ou em hospitais com o preenchimento correto da ficha de investigação dos casos suspeitos”, disse.

CUIDADOS DIÁRIOS E ORIENTAÇÕES CONTRA A DENGUE

- Limpar o quintal removendo materiais que acumulam água

- Limpar as calhas do telhado

- Lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação

- Remover a água dos pratos das plantas

- Remover ou colocar os pneus em locais cobertos

- Tratar a água das piscinas

- Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio.

- Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas, que são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias