quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Vacina contra HPV segue nas Unidades de Saúde

13 Jun 2014 - 22h33
0 - 0 -

Mesmo com a meta de vacinação contra o HPV (Papiloma vírus humana) atingida, a secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica (Vigep), faz um lembrete para as meninas de 11 à 13 anos, que ainda não foram imunizadas: a vacina continua disponível nas unidades de saúde.

A mobilização nacional contra o HVP, principal causador do câncer de colo do útero, foi realizada entre os meses de maio e abril. Em São Carlos, 3.855 doses da vacina foram aplicadas, número correspondente à 84,32% do público alvo, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países. Para que a proteção seja completa, é necessário receber três doses, a primeira na faixa de 11 à 13 anos; a segunda 6 meses depois da primeira imunização; e a terceira dose 5 anos depois da segunda.

De acordo com a chefe de divisão da Vigep, Márcia Valério Pallone, o público deve ficar atento a imunização. “Mesmo com o encerramento da campanha, é importante que os pais fiquem atentos com a idade das filhas, que ao atingirem a faixa etária estabelecida pelo MS, procurem a imunização. Outro alerta que estamos fazendo, é para a programação da segunda dose, que deve ocorrer em setembro”.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, e também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam sinais ou sintomas, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.

Leia Também

Últimas Notícias