quarta, 24 de abril de 2024
Humanizando ainda mais o atendimento

Pacientes da Unimed São Carlos poderão receber visita de animais de estimação

Entrada é liberada apenas após rigoroso protocolo e apenas para pessoas em longos períodos de internação ou finitude

23 Out 2018 - 13h00Por Redação
Pacientes da Unimed São Carlos poderão receber visita de animais de estimação - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Ter um animal de estimação em casa pode ser melhor do que remédio e terapia juntos. Isso porque um cão, gato ou outro bichinho é capaz de deixar o dono mais feliz, otimista, ativo e menos solitário.

No ambiente hospitalar, não é um hábito comum a presença dos animais de estimação. No entanto, o Hospital da Unimed São Carlos, a fim de deixar seu atendimento ainda mais humanizado, passa a permitir a visita de pets, diante de cumprimento de rígido protocolo e em situações específicas.

A primeira visita registrada no Hospital foi de um cachorrinho ao seu dono, de 79 anos, internado em finitude. Questionado sobre seus desejos, o paciente pediu apenas encontrar seu cão-amigo, o Billy.

A médica responsável pelo tratamento do paciente, Fernanda Baldan, e o serviço especializado de Cuidados Paliativos da Unimed São Carlos, gerenciado pela médica Kátia Fuza, envolveram o paciente e seus familiares sobre as medidas de conforto, realizando as ações necessárias para que a visita fosse autorizada.

A esposa do paciente, a aposentada Maria Aurora Duarte, contou emocionada à equipe o carinho entre o marido e seu pet e a importância desse encontro. “Meu esposo queria ver o Billy, o seu xodó. Acho que o nosso cachorrinho sentiu tudo o que aconteceu. Depois de encontrar o dono, percebi que o Billy voltou a brincar e se alimentar. No dia em que meu marido faleceu, o cachorrinho ficou triste, mas logo acostumou, pois oferecemos a ele muito amor.”

A médica Fernanda Baldan explica que, seguindo os protocolos estabelecidos, o pet não oferece risco e sim alívio ao seu dono internado: “São pacientes graves, terminais, muitas vezes sem soluções do ponto de vista médico. Os pets ajudam a recuperar o paciente, ou mesmo a humanizar o atendimento nessa finitude da vida. Nesse momento, é importante trazer um pouco da casa do paciente para dentro do hospital, já que não é possível ir para casa.”

COMO FUNCIONA A VISITA

A entrada de pets no Hospital Unimed é liberada sob rígido protocolo e indicada para pacientes em longos períodos de internação ou em finitude. Primeiramente, é preciso ter autorização do médico. Além disso, apresentar laudo veterinário atestando boas condições de saúde do animal, carteira de vacinação atualizada e comprovação que tomou banho nas últimas 24 horas.

Larissa Franco Lui, Enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (SCIRAS), esclarece que a proposta é levar carinho e alegria aos pacientes internados. “A equipe do SCIRAS estudou sobre visita de pets para pacientes com internação prolongada ou cuidados paliativos, ou seja, pacientes em finitude. O local da visita será determinado pela equipe de enfermagem. Inicialmente, serão permitidas as visitas de gatos, cachorros ou pássaros. O contato com os bichos pode levar felicidade, bem-estar e paz aos pacientes que consideram seus pets como membro da família.”

O diretor-técnico do hospital, o infectologista Paulo Motta, aponta a ação também como um diferencial da Unimed São Carlos. ‘É importante salientar quais as situações permitidas para que o pet faça a visita, por isso temos um protocolo rígido que deve ser seguido, orientado pelo SCIRAS e o médico responsável de cada paciente. Estamos sempre trabalhando para oferecer o melhor tipo de atendimento aos nossos beneficiários, humanizando seu acolhimento em nosso Hospital”.

Leia Também

Últimas Notícias