sábado, 20 de abril de 2024
Mês de conscientização

Unidade Saúde Escola promove atividades para celebrar o mês de conscientização sobre o Parkinson

26 Abr 2019 - 13h00Por Redação
Unidade Saúde Escola promove atividades para celebrar o mês de conscientização sobre o Parkinson - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na próxima segunda-feira, 29, a Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove atividades para celebrar o mês da conscientização sobre o Parkinson (abril). As atividades são gratuitas e abertas a portadores de Parkinson, seus familiares e o público interessado. O evento é uma iniciativa da Linha de Cuidado em Neurologia da USE.

O Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causado pela diminuição intensa da produção de dopamina, neurotransmissor que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas. Os principais sintomas da doença são lentidão motora, rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo, e os tremores de repouso notadamente nos membros superiores e desequilíbrio. Esses são os chamados sintomas motores da doença, mas podem ocorrer também sintomas não-motores como diminuição do olfato, alterações intestinais e do sono. O diagnóstico do Parkinson é essencialmente clínico e o tratamento inclui medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, suporte psicológico e nutricional e atividade física para melhorar a qualidade de vida do paciente.

A programação na USE começa às 14 horas com oficina de origami e, às 15h30, haverá um café comunitário. Às 16 horas, terá roda de conversa "Convivendo com o Parkinson". As atividades acontecem na sede da USE, que fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Não é preciso fazer inscrição e os interessados podem levar contribuições para o café.

Leia Também

Últimas Notícias