quinta, 28 de março de 2024
Conhecimento

UFSCar realiza simpósio sobre difusão e divulgação científica

Evento, de 17 a 19 de abril, terá participação do Presidente da SBPC e de profissionais da área

17 Abr 2018 - 07h13Por Redação
UFSCar realiza simpósio sobre difusão e divulgação científica -

De 17 a 19 de abril, acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o I Simpósio de Difusão e Divulgação Científica em Cepids (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão), que pretende reunir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, comunicadores e outros profissionais envolvidos e/ou interessados na temática para refletir sobre desafios e planejar ações voltadas à disseminação cada vez mais ampla do conhecimento científico. O evento, gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas, é uma promoção do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) (http://cdmf.org.br/), um dos Cepids apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar (http://www.labi.ufscar.br/).

"Os Cepids, já na sua constituição, têm a missão de difundir o conhecimento que produzem. Apesar de cada vez mais se falar na relevância da divulgação científica, sabemos que ainda temos muitos desafios para encontrar as melhores estratégias e avaliar os impactos das práticas. Assim, entendendo que os Cepids, justamente por seu modelo de atuação, podem ser considerados uma referência, propusemos o evento como uma oportunidade de conhecermos o que está sendo realizado nesses centros", conta o Coordenador do LAbI e responsável pela área de difusão no CDMF, Adilson de Oliveira, docente no Departamento de Física (DF) da UFSCar. "A atividade de divulgação científica ainda é uma novidade para grande parte dos pesquisadores. Por isso, um dos objetivos do evento é que possamos compartilhar boas práticas e, também, as dificuldades encontradas, não só para aprendermos uns com os outros, mas também para planejarmos juntos possíveis soluções", complementa a jornalista Mariana Pezzo, Coordenadora Executiva do LAbI.

Além da apresentação das atividades dos Cepids (15 dos 17 Centros já confirmaram participação), haverá debates mais amplos sobre a divulgação do conhecimento. Para isso, um dos convidados é Ildeu de Castro Moreira, Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e um dos precursores e grande referência da divulgação científica no Brasil. Uma outra mesa reunirá profissionais que se destacam na área: Reinaldo José Lopes, jornalista de Ciência que colabora com a Folha de S. Paulo e tem vários livros de divulgação publicados; Nathan Fernandes, editor da revista Galileu; Alexandra Ozório de Almeida, Diretora de Redação da revista Pesquisa, da Fapesp; e Marina Gomes, editora da revista ComCiência, publicação do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A programação completa está no site do Simpósio (em http://cdmf.org.br/difusao/). O evento acontece no auditório do Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (CPQMAE), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Leia Também

Últimas Notícias