terça, 16 de abril de 2024
Cidade

UFSCar realiza encontro internacional de teatro e divulgação científica em São Carlos

12 Ago 2017 - 09h54Por Redação
Foto: Karina Lupetti - Foto: Karina Lupetti -

De 13 a 17 de agosto, o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica e o Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials (CeRTEV), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizam o XI Ciência em Cena: Encontro de Teatro e Divulgação Científica. O evento conta com uma série de apresentações teatrais gratuitas e abertas ao público, além de oficinas temáticas e workshop de pesquisa em divulgação científica teatral, que demandam inscrição. O intuito é reunir mais de 150 pessoas de 20 grupos de teatro de diferentes localidades do Brasil e do exterior, mais o público interessado nas temáticas abordadas.

A abertura será no próximo domingo, dia 13 de agosto, às 15 horas, com a apresentação cultural de Sons Vítreos, que acontece no Teatro Florestan Fernandes, área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Ao longo dos dias, o Encontro promove 10 oficinas com os seguintes temas: arte circense; maquiagem; teatro sensorial e áudio descrição; monólogos científicos; teatro e poesia; produção de HQs científicos; "matemágicas"; construção de instrumentos musicais; palhaço - teatro plural; e iluminação cênica.

Outro destaque do Ciência em Cena são as peças teatrais abertas e gratuitas, que contarão com a presença de grupos artísticos de universidades de vários locais do Brasil - como Angicos (RN), Araraquara (SP), Campinas (SP), Caxias (MA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Itajubá (MG), Itapipoca (CE) e Mossoró (RN). Os espetáculos trazem temáticas científicas relacionadas à alquimia, química do cotidiano, ciência forense, nutrição saudável e prática de atividades físicas para prevenção de doenças associadas à obesidade, meio ambiente, eletricidade e magnetismo, tabela periódica, entre outras - tudo em linguagem acessível e atrativa ao público leigo. Também haverá apresentação internacional, com a temática "Ciência e Sociedade", do grupo Ciência ao Palco (CAP), de Aveiros, Portugal. A programação completa está disponível no site https://cienciaemcenaxi.wordpress.com.

Segundo Karina Lupetti, coordenadora do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, a participação de grupos culturais de diversos locais do Brasil e do mundo no Encontro é sempre importante. "Cada um traz suas experiências, mostrando possíveis caminhos para divulgar a ciência por meio de espetáculos teatrais", afirma ela. Lupetti acredita que a divulgação científica por meio das artes cênicas aproxima o público, sobretudo os jovens, do universo da ciência muitas vezes distante do cotidiano das pessoas. "Nossa missão é essa: levar a todos entretenimento e informação", enfatiza.

Toda a programação do Ciência em Cena contará com áudio descrição, atendendo às pessoas com deficiência visual. "O intuito é tornar arte e ciência acessíveis também para esse público", explica Lupetti.

As inscrições para o XI Ciência em Cena, que tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar, são limitadas e devem ser feitas pelo site. As atividades acontecem em diversos locais da UFSCar e da cidade de São Carlos. Informações sobre cronograma, valores de inscrições e palestrantes estão disponíveis em https://cienciaemcenaxi.wordpress.com.

Leia Também

Últimas Notícias