sexta, 29 de março de 2024
Profissionais de todo o mundo

UFSCar promove evento internacional sobre Saúde Mental

30 Set 2019 - 07h24Por Redação
UFSCar promove evento internacional sobre Saúde Mental - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

De 1 a 10 de outubro, acontece a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) em Saúde Mental e Intervenções Baseadas em Evidência, iniciativa coordenada por Maria de Jesus Dutra dos Reis, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) e atualmente Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Fruto de uma parceria entre pesquisadores da UFSCar com a Universidade de São Paulo (USP), o Centro Paradigma de Ciências do Comportamento e a Rede de Colaboração Interinstitucional para a Pesquisa e o Desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais (Redetac), a Escola - financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) - visa atualizar conhecimentos sobre pesquisa em práticas baseadas em evidências científicas em temas relacionados à Saúde Mental.

A ênfase do programa encontra-se em abordagens multidisciplinares sobre Saúde Mental, envolvendo as áreas da Psicologia experimental, Psicologia aplicada, Neurologia e Psiquiatria. Ao longo dos dias, serão abordados temas como ideações suicidas, abuso de substâncias, transtorno de humor, transtornos de ansiedade e transtorno de personalidade. A iniciativa terá convidados da Brigham Young University, de Utah, e da Queens College, de Nova Iorque, ambas nos Estados Unidos; da University College Dublin, de Dublin, na Irlanda; da Fundación Universitária Konrad Lorenz, de Bogotá, Colômbia, além de pesquisadores da UFSCar, USP, do Centro Paradigma e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Foram selecionados cerca de 110 participantes, que durante o evento assistirão e debaterão as temáticas examinadas, sendo todas as atividades organizadas em Língua Inglesa. Os pesquisadores compartilharão projetos e resultados de pesquisas de diferentes grupos, visando estimular o intercâmbio de experiências na área. "Diante do consenso internacional de que transtornos e sofrimentos mentais são um problema de saúde coletiva, o evento trará a oportunidade de reunir profissionais de diversos países, alguns com 30 a 40 anos de experiência profissional e que, além de produzirem pesquisa na área, também têm comprovada experiência em intervenção e atendimentos clínicos nos setores públicos e privados", ressalta Reis.

Além disso, o evento reunirá jovens pesquisadores de vários países. "Participarão alunos que estão iniciando a sua formação e que darão continuidade aos trabalhos, sendo os futuros profissionais em atuação em Clínica e Saúde Mental. Além de partilhar experiências, terão a oportunidade de discutir suas pesquisas com profissionais que são referências mundiais na temática", enfatiza a docente. Nesse sentido, o encontro será um momento importante para debater maneiras de se fazer pesquisa sobre intervenção em Clínica e, particularmente, sobre tomar decisões a partir de procedimentos que foram clinicamente testados e estatisticamente comprovados com populações diversas. "Isto é um desafio no Brasil, pois a intervenção em Saúde Mental demanda muito do profissional, que está sempre lidando com crises. A produção de conhecimento na área acaba sendo lenta e onerosa. A oportunidade de discutir esse assunto com pesquisadores dos demais países será uma experiência rica e singular", afirma.

Segundo a docente, a ESPCA permitirá a sistematização de um conjunto de informações científicas testadas e baseadas em evidências que possam indicar procedimentos relevantes e eficazes para o tratamento e prevenção de transtornos como depressão, ansiedade, ideação suicida, dependência química, transtornos alimentares e quadros borderline. "Teremos a possibilidade de não só compartilhar experiências de pesquisa, mas também de formar vínculos com cientistas do exterior, fomentando, assim, a internacionalização, um elemento essencial para a produção de novos conhecimentos nacional e internacional", destaca a pesquisadora.

As atividades da ESPCA em Saúde Mental e Intervenções Baseadas em Evidência acontecem no Canto da Floresta Eco Resort Hotel, localizado em Amparo (SP). O processo de inscrição e seleção dos participantes foi divulgado por meio de publicações em periódicos nacionais e internacionais ou informativos de associações científicas na área de Saúde Mental. A seleção teve uma duração de aproximadamente três meses, numa rede de contatos com os pesquisadores no exterior, uma vez que a agência de financiamento do evento exige que no mínimo 50% dos participantes sejam provenientes de instituições estrangeiras. Foram selecionados estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais, do Brasil e do exterior, que comprovaram desenvolvimento de pesquisa na área de Saúde Mental e domínio da Língua Inglesa. Todos os participantes terão suas despesas de transporte, translado e estadia financiadas pela Fapesp. Mais informações, como a programação completa e detalhes sobre os palestrantes podem ser acessadas no site do evento, em https://www.espcamentalhealth.com.br.

Sobre a Escola São Paulo de Ciência Avançada

O Programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no estado de São Paulo, em temas avançados da Ciência e da Tecnologia, contribuindo para a formação dos participantes e criando um polo de atração de talentos científicos competitivo mundialmente. Os professores que lecionam as disciplinas nas ESPCA são pesquisadores de alta visibilidade mundial, evidenciada por meio de elementos como recebimento de prêmios científicos de alto nível, publicações de impacto reconhecido pela comunidade da área e liderança em organizações de destaque internacional. Dados adicionais sobre a iniciativa estão em http://espca.fapesp.br/proximas.

Leia Também

Últimas Notícias