sexta, 29 de março de 2024
Cidade

UFSCar busca voluntários que tenham dor no pescoço

17 Abr 2019 - 08h49Por Da Assessoria de Imprensa
UFSCar busca voluntários que tenham dor no pescoço - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), convida voluntários que tenham dor na coluna cervical (dor no pescoço) para participarem de um estudo que busca validar um instrumento utilizado no exterior e que pode colaborar para a reabilitação de pacientes brasileiros que sofrem com o problema. O estudo é desenvolvido pela mestranda Mariana Quixabeira Almeida, sob orientação de Mariana Arias Avila Vera, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade.

A pesquisa é intitulada "Adaptação transcultural e Validação do The Northwick Park Neck Questionnaire (NPA) para o Português brasileiro". O objetivo do estudo é fazer uma adaptação da versão original (Inglês) desse questionário para o Português brasileiro e verificar se ele pode ser válido e confiável na versão traduzida.

De acordo com a professora Mariana Vera, a dor cervical crônica é a quarta causa de incapacidade relacionada à dor no mundo. "Apesar de tão importante socioeconomicamente, ainda existe a necessidade de instrumentos que abordem de forma abrangente o problema, inclusive levando em conta atividades que são realizadas diariamente, e que sofrem impacto quando a pessoa tem dor", destaca a docente. Nesse contexto, foram desenvolvidos no exterior diversos instrumentos que avaliam a função das pessoas que sofrem com dor na cervical, mas, segundo a docente, esses instrumentos precisam passar por um processo de tradução e adaptação cultural para serem aplicados em pacientes que residam em outros países.

"Diante da importância da capacidade funcional para indivíduos com dor crônica e com vistas a respaldar o uso do NPQ em pacientes com cervicalgia no Brasil, justifica-se esse estudo com o intuito de ampliar a quantidade de instrumentos disponíveis para pesquisadores e profissionais de reabilitação avaliarem a capacidade funcional das pessoas que sofrem com esse tipo de dor", avalia a orientadora da pesquisa.
Atualmente, há apenas dois questionários utilizados no Brasil para avaliar a capacidade funcional e cervicalgia adaptados para o Português brasileiro. Sendo assim, Mariana Avila Vera aponta que o NPQ traduzido terá como função mensurar a dor cervical e suas interferências na vida diária das pessoas acometidas pelo problema ampliando, assim, as ferramentas confiáveis e validadas para o uso em pacientes brasileiros.

Segundo a docente da UFSCar, a expectativa quanto aos resultados do estudo é positiva. "Esperamos que a versão adaptada do NPQ para a população brasileira seja válida e confiável, permitindo que mais instrumentos de avaliação possam ser utilizados para esse quadro da dor cervical", considera.
Para realizar a pesquisa, estão sendo convidados voluntários, homens ou mulheres, que tenham relato de dor crônica na cervical (pescoço) há mais de três meses, sem histórico de tumores e traumas na região da coluna cervical, que não tenham infecções agudas na região, e não apresentem doenças sistêmicas, reumatológicas e neurológicas ou outras dores crônicas previamente diagnosticadas. Os voluntários responderão a vários questionários para avaliar as propriedades do NPQ e, após uma semana, responderão novamente o NPQ. No primeiro encontro, o tempo de respostas é de 40 minutos, e no segundo encontro será de 10 minutos. 

Interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato até o mês de junho deste ano, pelo telefone (98) 98210-0183 ou pelo e-mail marianaquixabeira@outlook.com. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 87346778.9.3001.5504).

Leia Também

Últimas Notícias