quinta, 28 de março de 2024
Palestra

“Todas as luzes se curvam no firmamento - 100 anos do eclipse que transformou Einstein numa celebridade” será abordada no “Ciência às 19h”

07 Mar 2019 - 10h14Por Redação
“Todas as luzes se curvam no firmamento - 100 anos do eclipse que transformou Einstein numa celebridade” será abordada no “Ciência às 19h” - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Instituto de Física de São Carlos (USP) recebe no próximo dia 14 do corrente mês, a partir das 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, a primeira palestra da edição de 2019 do programa “Ciência às 19 Horas”, com o tema “Todas as luzes se curvam no firmamento – 100 anos do eclipse que transformou Einstein numa celebridade”, que será apresentada pelo Prof. Alberto Saa (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – Unicamp).

Nesta palestra, o palestrante sublinhará o fato deste ano se comemorar o centenário da famosa expedição organizada pelo britânico Arthur Eddington a Sobral, no Ceará, e a São Tomé e Príncipe, na costa africana, que confirmaria uma das mais extraordinárias previsões da Relatividade Geral de Albert Einstein, expressa quase que liricamente no título do artigo publicado no “New York Times” na ocasião: "Todas as luzes se curvam no firmamento".

Serão apresentados e discutidos alguns pontos científicos e históricos do contexto no qual essa e outras expedições se inserem e que acabaram transformando Einstein, nascido exatamente há 140 anos atrás, numa das figuras mais populares do século XX.

As palestras inseridas no programa “Ciência às 19 Horas” têm entrada gratuita e são abertas a todos os interessados. (Assessoria de Comunicação – IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias