quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Servidores terão curso sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos

13 Mar 2014 - 13h50Por Da Assessoria de Imprensa
0 - 0 -

A prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal e da Secretaria de Serviços Públicos, realiza este mês um curso de prevenção de acidentes com animais peçonhentos, para servidores que atuam em áreas de risco.
 
O curso, denominado “Animais Peçonhentos: porque os acidentes acontecem?,  tem como principal objetivo oferecer aos participantes noções básicas de biologia, ecologia e comportamento das principais espécies de animais peçonhentos, além de medidas que promovam a redução de acidentes e práticas seguras de transporte de animais, se necessário.
 
O curso será realizado em dois períodos, nos dias 18 e 21 de março, no auditório Bento Prado Jr., no Paço Municipal, com coordenação do Parque Ecológico de São Carlos "Dr. Antonio T. Vianna".
 
Segundo a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Maria Cunha do Carmo Antunes, um dos papeis da secretaria é fornecer informações que possibilitem melhorias nas condições de trabalho aos servidores. “Entre essas melhorias é importante informar sobre o ambiente de trabalho, já que determinadas funções são exercidas em locais considerados hospedeiros de animais. Daí nossa preocupação em oferecer ao servidor conhecimento e métodos de prevenção em relação a animais peçonhentos”, disse ela.
 
Helena Antunes explicou que a escolha dos departamentos e dos funcionários que deverão participar do curso, partiu de um estudo para levantamento dos setores mais vulneráveis. “Servidores de nove secretarias foram indicados a participar. Ao todo serão 200 funcionários divididos em quatro turmas. Somente da secretaria de Serviços Públicos serão 100 pessoas participantes”.
 
Fernando Magnani, administrador do Parque Ecológico, destacou que devido à diversidade de ambientes e habitats, São Carlos possui uma série de espécies de animais peçonhentos, entre serpentes, aracnídeos e insetos. “Por estarem diretamente relacionados a vários ambientes de trabalho, onde funcionários desenvolvem suas atividades, é essência estabelecer procedimentos e condutas que podem reduzir acidentes e perdas em ambas as partes”, disse Fernando.

Leia Também

Últimas Notícias