sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Secretaria de Transporte e Trânsito vai monitorar em tempo real frota da Suzantur

20 Abr 2018 - 19h19
Secretaria de Transporte e Trânsito vai monitorar em tempo real frota da Suzantur -

O secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, juntamente com representantes da Transportadora Turística Suzano (Suzantur), apresentou na manhã desta sexta-feira (20), ao prefeito Airton Garcia e à imprensa local o novo painel do Sistema de Monitoramento por GPS instalado na sede da Secretaria e que possibilita monitorar 100% da frota que está na rua, em tempo real.

De acordo com Coca Ferraz essa foi uma das exigências da Prefeitura, em março desse ano, quando a empresa retomou a prestação dos serviços de transporte coletivo urbano no município depois da suspensão da intervenção. “Por esse sistema conseguimos verificar se os ônibus estão dentro dos horários previstos, já que o atraso sempre foi a principal reclamação dos usuários. Neste momento o índice de pontualidade, dentro da tolerância que é de 5 minutos para mais ou para menos, está em 85%, porém pretendemos que esse percentual aumente”, explicou o secretário de Transporte e Trânsito.

Para o prefeito Airton Garcia o importante é que a população seja bem atendida. “A população não pode perder horário de trabalho porque o ônibus atrasa, por isso pedimos ao secretário Coca Ferraz para monitorar isso de perto. Vamos acompanhar todas as ações com objetivo de sempre oferecer um serviço de qualidade para a população”.

 “É um recurso voltado pra acompanhamento dos veículos nos trajetos de seus itinerários das linhas. A Prefeitura poderá, agora, acompanhar e gerar relatórios sobre o cumprimento de partidas, pontualidade e conhecer incidências que podem gerar atrasos, como acidentes e desvios”, explicou Aniceser.

Esse monitoramento, ainda, alimenta o aplicativo CittaMobi, que pode ser usado diretamente no celular pelo passageiro, o que dá maior confiabilidade a todo o serviço prestado.

 

Reconhecimento facial - Outro recurso apresentado pela Suzantur à Prefeitura foi o sistema de reconhecimento facial. A partir da próxima segunda-feira (23), todos os ônibus da empresa, que fazem o transporte coletivo em São Carlos, passarão a ter sistema de reconhecimento facial.

O coordenador operacional da Suzantur, Thyago Henrique Genari, explicou que não será necessário recadastramento para a implantação do sistema, já que será utilizada foto do cadastro já efetuado pelo beneficiado.

A identificação de usuários do transporte público urbano por biometria facial é uma tecnologia que vem sendo implantada em todo o país e auxilia no controle de fraudes, principalmente em relação ao uso de cartões de passageiros que têm benefícios, como gratuidade e descontos, já que muitos dos cartões que possuem algum benefício são usados de maneira compartilhada, o que implica no valor final das gratuidades que são subsidiadas pela Prefeitura.

O pagamento da gratuidade é garantido por lei, além de referenciado em decisões judiciais e acordos firmados com o Ministério Público e se destina a custear o transporte para idosos (com mais de 60 anos) e deficientes físicos, bem como compensar as gratuidades oferecidas aos estudantes (50%) e trabalhadores (20% e 40%).

Com a implantação do sistema de reconhecimento facial, somente o titular do cartão poderá usá-lo. Em caso de não conformidade, em uma primeira ocorrência haverá a suspensão do benefício por 30 dias e pagamento de valor correspondente à segunda via do cartão. Em reincidência haverá a suspensão do benefício por 1 ano, podendo, depois disso e em caso de nova ocorrência, haver a perda definitiva do benefício no Sistema de Transporte Público Municipal.

Os vereadores Moisés Lazarine e Leandro Guerreiro e demais secretários municipais também acompanharam a apresentação do Sistema de Monitoramento por GPS e de reconhecimento facial.

Leia Também

Últimas Notícias