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terça, 11 de dezembro de 2018
Cidade

Secretaria de administração abre as inscrições para o programa de preparação para aposentadoria

11 Jul 2014 - 19h57

Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, em parceria com a Fundação Educacional São Carlos (FESC), abrirá as inscrições para o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). O período das inscrições segue até o dia 4 de agosto.

Com a chegada da aposentadoria, muitos servidores não sabem como ocupar o seu tempo livre, o que gera questionamentos e incertezas em relação ao futuro. Com o intuito de ajudá-los, a secretaria oferece o PPA, que, através de atividades, encontros e benefícios, orienta e facilita a adaptação dos servidores nessa fase da vida.

O PPA foi criado através da Lei Nº 15.704, de autoria do vereador Ditinho Matheus (PMDB) e é oferecido para os servidores aposentados que continuam em atividade, ou cujo tempo de serviço que antecede a aposentadoria seja de cinco anos. As atividades do curso acontecerão nos dias 29 de agosto, 5, 12, 19 e 26 de setembro e 3 de outubro.

A proposta do programa é habilitar os servidores e suas potencialidades, oferecendo perspectivas de continuidade após um longo período de convivência e cooperação. Através de uma reeducação conceitual e comportamental, a iniciativa torna mais claro, os desejos de realização profissional e pessoal de cada servidor.

Para a secretária Helena Carmo Antunes, a aposentadoria é uma ruptura que acontece de um dia para o outro e, por isso, é necessário pensar em outros planos e realizar novos objetivos. “Esse programa foi criado para fornecer outra visão de vida para o servidor, seja ela de lazer, de um negócio próprio ou outras inúmeras possibilidades que eles ainda podem escolher, após terem cumprido o tempo de trabalho”, explica. 

Serão oferecidas 30 vagas e a realização do PPA está condicionada ao número mínimo de 20 inscrições confirmadas. “Para deferimento da inscrição serão observados critérios como ter o benefício da aposentadoria, tempo de atividade junto à Prefeitura, tempo de aposentadoria e idade”, reforçou.

Durante o programa, que conta com a colaboração do Sebrae e do INSS, serão realizadas atividades formais em salas de aula, vivenciais e informativas para a elaboração de projetos com temas na área da saúde, vida profissional, planejamento orçamentário, família, negócios e lazer.

Os servidores que participarem de todas as etapas do programa e contarem com mais de três meses de concessão da aposentadoria, poderão obter gratificação referente à aposentadoria voluntária, se a requerer no prazo de até 30 dias após a conclusão das atividades do curso.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, que fica no 1º andar do Paço Municipal, localizado na Rua Episcopal, nº 1575, Centro. Os documentos necessários para a inscrição são cópias simples da carta da concessão da aposentadoria, RG e CPF. Informações pelo telefone (16) 3362-1423.

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