quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Saúde realiza campanha contra tabaco na UBS do Santa Felícia

02 Jun 2014 - 20h54
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e apoio da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizou na manhã desta segunda-feira (02), na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Felícia, um dia especial de campanha contra o tabaco e as doenças relacionadas ao tabagismo. O evento fez parte da comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado no ano de 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. A OMS estima que um terço da população mundial seja fumante, sendo aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina.

Em São Carlos a campanha de conscientização contou com distribuição de uma cartilha com o tema “Amor pela Vida é Não Fumar”. O material elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, além de destacar as doenças cardiovasculares relacionadas ao tabagismo, deu dicas de como parar de fumar e ter uma vida saudável através de alimentação e atividades esportivas.

De acordo com a Médica Cardiologista e preceptora da Faculdade de Medicina da UFSCar, Ana Cândida Verzola de Castro, as campanhas sobre doenças crônicas do coração, ocorrem durante todo o ano, tendo neste mês, o alerta relacionado ao tabaco. “Só nesta unidade temos mais de 450 pacientes cardiológicos em acompanhamento, nossa intenção com o dia contra o tabaco, é desestimular aqueles que já fazem o consumo do cigarro, e tentar fazer com que os jovens não se iniciem no vicio.”

Durante o evento, a administradora regional de saúde do bairro Santa Felícia, Cláudia Mazzuccio, agradeceu o empenho dos profissionais e salientou a importância da ação. “Quero agradecer a Sociedade de Cardiologia, os alunos da UFSCar e toda equipe da unidade, que sempre estão prontos para ajudar a população. A conscientização e prevenção das doenças causadas pelo fumo não se limita as doenças vasculares, mas outras doenças como as pulmonares, que é nosso foco nesta época do ano”, disse Cláudia.

Leia Também

Últimas Notícias