Menu
sábado, 26 de maio de 2018
Cidade

Saúde faz alerta contra o Sarampo

29 Jul 2014 - 21h51
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta para a imunização contra o Sarampo. A prevenção é essencial para quem for viajar fora do país, ou para os estados de Pernambuco e Ceará, que neste ano, registraram 74 casos positivos da doença.

O Sarampo é altamente transmissível, podendo causar sérias complicações e evoluir para óbito. A transmissão pode ocorrer por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, principalmente em ambiente fechados como creches, escolas, clínicas e meios de transporte, incluindo aviões. 

A vacina tríplice viral (SCR), disponível em todas as unidades básicas de saúde, é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o Sarampo, protegendo também contra a Caxumba e a Rubéola. A imunização deve acontecer preferencialmente 15 dias antes da pessoa sair de viagem ou participar de eventos em massa.

É importante que a população fique atenta e mantenha a carteira de vacinação contra o Sarampo atualizada. Pessoas de 2 a 19 anos devem constar na carteira duas doses da SCR e, acima desta idade, pelo menos uma dose da vacina. A proteção também é recomendada para crianças de seis meses a um ano de vida, que vão ficar expostas aos locais de risco.

Em 2013, o Brasil registrou 201 casos de sarampo, número quase cinco vezes maior que notificado no último surto em território nacional no ano de 2011, quando 42 casos foram confirmados e, em 2012, apenas 2 casos foram reportados.

De acordo com chefe de divisão da Vigep, Márcia Valério Pallone, a população deve ficar alerta ao surgimento sintomas do Sarampo, como febre alta e exantema, evitando contato com outras pessoas até ser avaliada por um profissional de saúde. “A detecção de casos positivos, possibilita uma rápida resposta na deflagração das medidas de controle de interrupção, circulação e transmissão do vírus”, concluiu. 

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias