sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Saúde define estratégia da campanha contra a gripe em São Carlos

16 Abr 2014 - 21h33
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica (Vigep), realizou na tarde desta quarta-feira (16), no auditório do Paço Municipal, uma capacitação para profissionais da rede de saúde, sobre campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A vacina começa a ser distribuída pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica para as cidades da região, a partir da próxima terça-feira, dia 22 de abril.

A 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2014 é realizada pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com os estados e municípios. O término da campanha acontecerá no dia 9 de maio, sendo 26 “o dia D” da mobilização nacional. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses e menores de cinco anos.

Além das crianças, integram o grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas em aldeia, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas.

As doses estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde e postos itinerantes, que serão montados no dia D, no Shopping e centro da cidade.  Neste ano, a campanha em São Carlos contará com apoio de alunos do curso técnico de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Etec Centro Paulo Souza e alunos do curso de gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Durante a reunião, a enfermeira da Vigep, Kátia Regina Spiller, mostrou para as profissionais de saúde o plano de imunização previsto para São Carlos. “A reunião foi importante para passarmos as novas determinações estabelecidas pelo MS sobre a campanha deste ano. Também explanamos nosso plano de imunização e o que vamos fazer para atingir com qualidade e eficiência o público alvo, garantindo assim a prevenção das doenças respiratórias”, afirmou a chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone.

 

Sobre o vírus Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais

Em adultos jovens saudáveis, a proteção da vacina contra a gripe, é de 70 á 90%. A detecção de anticorpos protetores ocorre geralmente, cerca de duas semanas após a vacinação e pico máximo de anticorpos de 4 a 6 semanas. A vacina é contra indicado para pessoa pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha ou pessoas que apresentaram reações em doses anteriores.

Leia Também

Últimas Notícias