sexta, 29 de março de 2024
Cidade

São Carlos terá eventos especiais na Semana Nacional do MEI

A programação preparada pelo Escritório Regional do Sebrae-SP é gratuita e inclui palestras, mutirão de formalização e caravana do Sebrae Móvel na ‘Praça do Mercado’.

24 Mar 2014 - 13h46Por Da Assessoria de Imprensa
0 - 0 -

O Sebrae realiza entre os dias 31 de março e 5 de abril, em todo o País, a 6ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI). A ação é promovida anualmente em comemoração à criação da categoria, instituída em 2008, e tem os objetivos de incentivar a formalização de novos negócios e de capacitar aqueles profissionais que já atuam de maneira regular. Durante a Semana do MEI, São Carlos também receberá uma série de eventos especiais, sendo o grande destaque a caravana do Sebrae Móvel.

Nos dias 31 de março e 1º de abril (segunda e terça-feira), quatro unidades do Sebrae Móvel estarão disponíveis na Praça do Mercado Municipal, com atendimento das 9h às 17h. “A proposta do escritório itinerante é facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Sebrae-SP, com a equipe indo até os empreendedores, neste caso, em um ponto de ampla circulação”, explica Paulo Sérgio Cereda, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos.

Os técnicos do Sebrae-SP vão fornecer orientações sobre a formalização do MEI e também poderão tirar dúvidas, daqueles profissionais que já possuem CNPJ inscrito na categoria, sobre aspectos gerais de aperfeiçoamento da gestão. Conjuntamente, o carro do SIM (Serviços Integrados do Município de São Carlos) também estará no local, prestando informações sobre licenças municipais (alvará de funcionamento, por exemplo) aos empreendedores são-carlenses.

O Escritório do Sebrae-SP (localizado na XV de Novembro, 1677) também estará com a equipe de atendimento, composta por analistas e consultores da entidade, pronta para receber o público. Além disso, devido à parceria com Escritórios de Contabilidade locais (Andreazi  Moreira; Grupo Stefane; Setec; Sercon e Bacchini) também será possível a formalização de candidatos a microempreendedor individual.

Todos os cidadãos que já exercem atividades profissionais e possuem faturamento inferior a R$ 60 mil por ano poderão sair da informalidade. “A categoria do MEI surgiu para abrir novas oportunidades ao pequeno empreendedor. Com a formalização, o profissional pode emitir nota fiscal, ampliar o mercado de atuação e melhorar o desempenho financeiro do negócio”, destaca Cereda.

O Banco do Povo, outro parceiro da ação, é presença confirmada e dará orientação, além de ter condições de fazer a concessão de crédito para o desenvolvimento de pequenos negócios durante o evento.  A Caixa Econômica Federal também estará presente, fazendo a abertura de contas para Pessoas Jurídicas (PJ). A Semana do MEI tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, via Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP).

A programação da Semana do MEI também inclui palestras. Na segunda-feira (31/03), as capacitações ocorrem em dois períodos: às 10h o tema é “Como se tornar Microemprendedor Individual” e às 19h o destaque é “Capital de Giro”.Na quarta-feira (02/04), o MEI é novamente foco da programação, às 9:30h. Os empreendedores interessados em participar devem se inscrever previamente pelos telefones (16) 3372 9503 e 0800 570 0800 (ligação gratuita).

No sábado dia 05/04, excepcionalmente, em razão da Semana do MEI, o Escritório Regional do Sebrae-SP permanecerá aberto das 9h às 17 horas. Serão oferecidos atendimentos, com orientações sobre a formalização, abertura de novos negócios e aperfeiçoamento de gestão em áreas como Marketing, Finanças, Planejamento, Gestão de Pessoas, Legislação, Qualidade e Produção. Confira abaixo a programação completa da Semana do MEI, com a relação de eventos, horários e endereços.

Histórico

Criada em 2008, a Lei do Microempreendedor Individual permite que o trabalhador informal se legalize e passe a ter benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria. Para ser MEI, é necessário faturar no máximo R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Algumas categorias que se enquadram no MEI: mecânicos, feirantes, artesãos, eletricistas, doceiras, pipoqueiros, costureiras, barbeiros, cabeleireiros, manicures, entre outros.

São Carlos é o 29º Município que mais formaliza entre os 645 Municípios paulistas e, segundo dados do Portal do Empreendedor, até fevereiro, já possuía mais de 5.550 empreendedores nesta categoria.

 PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEI

 Segunda-feira (31/03)

Caravana do Sebrae Móvel e Unidade do SIM

Local: Praça do Mercado Municipal

Horário: 9h às 17 horas

 Terça-feira (01/04)

Caravana do Sebrae Móvel e Unidade do SIM

Local: Praça do Mercado Municipal

Horário: 9h às 17 horas

 Segunda-feira (31/03)

Palestra: “Como se tornar Microemprendedor Individual”

Local: Escritório Regional do Sebrae-SP – Rua XV de Novembro, 1677.

Horário: 10h

 Inscrições/informações: (16) 3372 9503 ou 0800 570 0800

 

Segunda-feira (31/03)

Palestra: “Capital de Giro”

Local: Escritório Regional do Sebrae-SP – Rua XV de Novembro, 1677.

Horário: 19h

 Inscrições/informações: (16) 3372 9503 ou 0800 570 0800

 

Quarta-feira (02/04)

Palestra: “Como se tornar Microemprendedor Individual”

Local: Escritório Regional do Sebrae-SP – Rua XV de Novembro, 1677.

Horário: 9:30h

 Inscrições/informações: (16) 3372 9503 ou 0800 570 0800

 De segunda à sexta, os consultores e analistas do Sebrae-SP estarão ainda prestando atendimentos individuais no Escritório. Também estarão disponíveis contadores para a formalização, o Banco do Povo para informações sobre crédito e Caixa Econômica Federal.

No sábado (05/04), excepcionalmente, a unidade permanece aberta para atendimento.

Leia Também

Últimas Notícias