quinta, 28 de março de 2024
Crescimento econômico

São Carlos tem hoje 4.161 empresas cadastradas com CNPJ

Resultados positivos reforçam que cidade se recupera economicamente, sobretudo após momento de crise que o país enfrentou

21 Jun 2018 - 13h15Por Redação
São Carlos tem hoje 4.161 empresas cadastradas com CNPJ - Crédito: Arquivo/SCA Crédito: Arquivo/SCA

O Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados) é o dispositivo utilizado legalmente pelo Ministério do Trabalho, em que são divulgadas todas as empresas cadastradas com CNPJ.

Segundo informações em informativo econômico divulgado pela Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc) na manhã desta quinta-feira, 21, em 2018, foram verificadas 4.161 empresas cadastradas com CNPJ em São Carlos, conforme levantamento realizado pelo Núcleo de Economia, no mês de junho. Essa quantidade representa empresas que geram empregos e renda para a população da cidade.

O número apresentado está distribuído entre 977 indústrias, 272 empresas de construção civil, 1.055 no comércio e 203 que engloba agropecuária, ext. vegetal, caça e pesca.

Comparado com o mesmo período de 2017, houve aumento total de 12,6% na quantidade de empresas com CNPJ. Dividido pelos grandes setores da economia, a agropecuária teve aumento de 89%, serviços 16%, comércio 8,7% e indústria 8,5%. Sendo que, o único setor que teve queda na quantidade de empresas foi construção civil, com declínio de -6,8%.

Esses resultados positivos reforçam que São Carlos está se recuperando economicamente, sobretudo após momento de crise que o país enfrentou e refletiu na cidade, ocasionando muitas demissões nas empresas locais.

OPORTUNIDADE

O momento de crise serviu também de oportunidade para quem buscava uma recolocação no mercado de trabalho, e como alternativa decidiu empreender e abrir o próprio negócio.

Outro dado apontando no levantamento é o aumento no número de autônomos, que antes trabalhavam na informalidade e agora têm sua atividade registrada com CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

VISÃO GERAL

O aumento na quantidade de empresas na cidade impulsiona cada vez mais o crescimento econômico, pois gera emprego, renda e, consequentemente, o consumo em diversos outros setores, como por exemplo, aumento de compras no comércio da cidade, conforme constatado nas três primeiras datas comemorativas de 2018, que são Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, em que registraram crescimento nas vendas.

O Informativo Econômico ACISC é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC, em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da Acisc, José Fernando Domingues, com edição e revisão textual do Departamento de Comunicação da associação.

Leia Também

Últimas Notícias