quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

São Carlos lidera vacinação contra HPV na região

19 Mar 2014 - 20h18
0 - 0 -
Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) revelam que São Carlos, é a cidade do Grupo de Vigilância Epidemiológica XII, que mais vacinou adolescentes de 11 à 13 anos, contra o Papiloma Vírus Humana (HPV), principal causador do câncer de colo do útero. A campanha nacional começou no dia 10 de março e segue em todas as unidades de saúde até o próximo dia 10 de abril. Segundo dados da PNI, somente na primeira semana da campanha 1.016 meninas foram vacinadas, colocando a cidade na frente das outras 18 que compõe o grupo.
Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Márcia Pallone, o empenho da secretaria Municipal de Saúde (SMS), está contribuindo para a adesão do público alvo na campanha. “Todo o nosso esquema já estava montado, de acordo com as determinações do prefeito Paulo Altomani. Assim que houve a liberação do Ministério da Saúde, já colocamos a campanha em prática. Os dados mostram que São Carlos é uma cidade informada e orientada sobre importância dessa vacina, importantíssima na prevenção do câncer do colo de útero.”, disse Márcia.
Para um melhor acompanhamento no número de adesão de imunização do HPV, a Vigilância Epidemiológica com a ajuda das Administrações Regionais de Saúde (ARES), também estão mapeando os bairros com maior adesão. As moradoras dos bairros Redenção, Vila São José, Santa Felícia e Jockey Clube, foram as que mais procuraram pela vacina nas Unidades de Saúde. O levantamento também aponta que as meninas de 12 anos foram vacinadas em maior número.
 Márcia afirma que para manter o bom índice de adesão conta o HPV, é importante que as mães levem as filhas para receber a imunização nas unidades de saúde do bairro em que moram e lembra que a agilidade na vacinação pode significar imunização rápida e completa.
 Cada adolescente deverá tomar três doses da vacina para completar o ciclo de proteção, sendo que a segunda, seis meses após a primeira, e a terceira cinco anos após a primeira dose. A previsão é que São Carlos imunize 4.846 meninas. A meta de adesão estabelecida pelo Ministério da Saúde sobre o público alvo é de 80%.
Pelo fato da campanha estar sendo monitorada semanalmente, a Vigilância Epidemiológica também está preparando uma estratégia de intensificação, caso necessário, para atingir a meta. “Optamos neste primeiro momento, que as meninas recebam a vacina nas unidades de saúde devido ao registro que as unidades fazem. Isso mantém a qualidade e excelência do nosso atendimento. O histórico da criança na unidade é importante para, no futuro, acompanharmos a resposta imunológica da vacina”, finalizou a chefe da VIGEP.
 
Sobre o HPV
 O HPV é vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde, é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo que 32% foram infectadas pelos tipos 16 e 18, considerado os mais graves.

Leia Também

Últimas Notícias