quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Regional de saúde da Vila São José inicia "Oficina de Colunas"

11 Ago 2014 - 22h27
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde, através das Unidades de Saúde da Administração Regional da Vila São José (ARES), deu início nesta segunda-feira (11), na Fundação Educacional de São Carlos – FESC I na Vila Nery, a segunda temporada anual da oficina de colunas.

Orientado pela fisioterapeuta da rede municipal, Mônica D´alberto Pires, a oficina tem como objetivo buscar o equilíbrio entre a mobilidade e o fortalecimento da coluna vertebral dos alunos. Para participar do grupo de posturas, os interessados devem passar por uma avaliação individual que é realizada em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) da regional da Vila São José.

Detectado a necessidade do trabalho, o paciente é encaminhado para o encontro que é realizado semanalmente a partir das 14 horas no Campus da FESC I, localizado na Rua São Sebastião, 2828. Os grupos são formados a cada semestre e, além das atividades práticas, os alunos também participam de aulas teóricas, já que se trata de um trabalho educativo terapêutico. 

De acordo com Mônica, a oficina não busca a cura, mas sim o controle das dores enfrentadas pelos pacientes. “A maioria das pessoas que apresentam problemas de coluna, são crônicos que permanecem pelo resto da vida. Através dos grupos, realizamos um trabalho em que o paciente se conheça e saiba qual problema ele tem, para assim, apresentarmos para o dia a dia os procedimentos corretos no controle do problema.”, concluiu a fisioterapeuta.

Leia Também

Últimas Notícias