terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Provas de Ciclismo BMX serão realizadas em pista na região do Botafogo

20 Jun 2018 - 19h16
Provas de Ciclismo BMX serão realizadas em pista na região do Botafogo -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, iniciou nesta quarta-feira (20), a preparação da pista para as provas de ciclismo BMX, modalidade que será disputada nos 62º Jogos Regionais que será realizado no município de 3 a 14 de julho.

A pista, com 470 metros de extensão, está sendo construída em terreno do município localizado na avenida José Pereira Lopes, na região do Jardim Botafogo. O ciclismo BMX é disputado em baterias com oito atletas, até se chegar à final. As bicicletas utilizadas pelos competidores possuem rodas aro 20, uma marcha e um freio. A largada é feita sobre uma plataforma de aproximadamente 10 metros de altura e os atletas passam por obstáculos montados na pista até cruzar a linha de chegada.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer de São Carlos a intenção é manter o local após o encerramento dos Jogos Regionais. “Nossa ideia é montar uma escolinha para ensinar o esporte aos jovens e também disponibilizar um local apropriado para quem quer só treinar, para isso depois vamos construir sanitários e vestiários”, explica Edson Ferraz.

 O ciclismo BMX ou bicicross surgiu na década 1960 como uma brincadeira. Na Califórnia, crianças imitavam seus ídolos do motocross com suas bicicletas, construíam pistas e faziam corridas informais. Durante os anos de 1970, esse novo esporte cresceu e surgiram equipes, campeonatos, revistas especializadas, marcas novas de peças e de bicicletas BMX. Em 1993, o BMX foi inteiramente integrado à União Internacional de Ciclismo e estreou como esporte olímpico em Pequim 2008.

Leia Também

Últimas Notícias