quinta, 28 de março de 2024
Informe publicitário

Prorrogada vacinação contra gripe em São Carlos

Prefeitura quer proteger mais pessoas: 3 mortes já ocorreram este ano.

19 Jun 2018 - 16h32Por Prefeitura Municipal de São Carlos
Prorrogada vacinação contra gripe em São Carlos -

A Prefeitura prorrogou em São Carlos a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe2018. A data limite para as pessoas procurarem a unidade de saúde mais próxima para se vacinar vai até esta sexta, dia 22 de junho.

PÚBLICO PRIORITÁRIO

O objetivo da prorrogação é aumentar o número de gestantes e crianças entre seis meses e cinco anos de idade imunizadas contra a gripe. Até agora, a Campanha vacinou apenas 48,32% das crianças nessa faixa etária e 50,11% das gestantes da cidade, índice considerado baixo.

Por outro lado, idosos e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias) demonstraram maior preocupação em se proteger: 86,38% das pessoas do primeiro grupo e 83,16% do segundo foram vacinadas.

CASOS CONFIRMADOS

A campanha continua valendo para todos, mas a preocupação da Prefeitura é com os grupos prioritários que estão mais desprotegidos. São Carlos já registrou este ano 56 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, sendo que sete deles foram confirmados para o vírus Influenza e três resultaram em óbito.

IMPORTÂNCIA DA VACINA

A Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG é uma complicação da gripe. A pessoa infectada pelo vírus começa apresentando febre alta, tosse e dores de garganta, na cabeça e no corpo. Os sintomas evoluem para falta de ar, dificuldade de respiração e pneumonia. Pacientes com diabetes e asma têm seu quadro agravado e a infecção pode levar à morte.

Como as demais doenças respiratórias virais, a SRAG é transmitida através do contato com pessoas doentes. Por isso, a imunização por meio da vacina é de extrema importância. Outro motivo é a mutação constante do vírus da gripe (Influenza). Todos os anos, a Organização Mundial de Saúde – OMS recomenda a inclusão de novas cepas virais nas vacinas, com base na circulação de vírus nos hemisférios norte e sul.

COMPAREÇA À UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA E VACINE-SE CONTRA A GRIPE ATÉ 22/6.

Leia Também

Últimas Notícias