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Projeto da Secretaria de Educação é apresentado

05 Mar 2008 - 17h52Por Redação São Carlos Agora

Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura desenvolve, em parceria com o Departamento de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o projeto “Música em Movimento”, que capacita professores da rede municipal de ensino para educarem por meio da linguagem musical.A experiência proporcionada pelo projeto será apresentada nos Estados Unidos na sexta-feira e no sábado (7 e 8), na Universidade de Nova York, durante a “Arts Education Conference”. As coordenadoras pedagógicas do projeto, Ilza Joly e Jane Borges, do Departamento de Música da UFSCar, farão a apresentação. “Elas terão 20 minutos para relatar a experiência de São Carlos em aplicar a música no aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino”, explica Lívia Martucci, coordenadora do “Música em Movimento”.No final de 2007, o artigo “Música em Movimento: uma experiência em escolas públicas” foi inscrito pelos coordenadores são-carlenses e selecionado para participar da Conferência em Nova York, onde serão mostrados os trabalhos educacionais que envolvem arte. A maioria dos artigos é de estados americanos. Programa Arte-Educação –O projeto de Educação Musical está inserido no Programa Arte-Educação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. De agosto a novembro do ano passado, 160 professores de 51 escolas municipais passaram pelo primeiro módulo do curso de capacitação. Eles aprenderam a trabalhar com o repertório infantil de músicas das culturas brasileira, africana e espanhola.Ao final do curso, foram distribuídos CDs para serem utilizados nas salas de aula e aplicar as atividades propostas pelo curso dentro do cotidiano escolar de cada unidade.A coordenadora Lívia Martucci disse que o segundo módulo do curso de capacitação começa em abril e mais uma turma será aberta para 160 professores.A Educação Musical visa garantir a oportunidade de os cidadãos terem acesso à arte como linguagem expressiva e como forma de conhecimento, oferecendo condições de compreensão sobre o que ocorre nos planos da expressão e do significado, permitindo a inserção social pela interação com todas as linguagens artísticas, no caso deste projeto, a música.

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