quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Profissionais do SAMU recebem treinamento de oficial da Força Aérea

20 Mar 2014 - 20h55
0 - 0 -

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de São Carlos, através do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), em parceria com Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga, realiza nesta quinta e sexta-feira (20), no Colégio Diocesano La Salle, mais uma etapa do processo de educação permanente para os profissionais que prestam serviço de atendimento móvel na cidade.

A atividade está sendo administrada pelo Suboficial Enfermeiro da AFA, Luiz Cesário da Silva Paes Leme, que está reforçando o conteúdo de Atendimento pré-hospitalar (APH). Vinte e um profissionais, entretécnicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e condutores, estão participando do treinamento teórico e prático.

 No primeiro dia de atividade, os presentes assistiram vídeos com situações de urgência e emergência,participaram de prova teórica e realizaram a simulação de atendimento a uma vítima de acidente de moto. Para o segundo dia está previsto resgate em altura e na água.

A chefe da Divisão de Atenção Pré-Hospitalar Móvel, Élen dos Santos Alves, explicou que o processo de educação permanente dos profissionais do SAMU teve início em outubro do ano passado, e mensalmente estão sendo desenvolvidas atividades através de parcerias, para total aproveitamento e eficiência dos profissionais .

 “É uma honra para nós receber o pessoal da Academia da Força Aérea. Apesar da visão em termos de resgate ser padrão, eles tem uma qualidade de atendimento de Urgência e Emergência excelente. O serviço do SAMU, está ganhando muito com essa parceria, uma grande troca de experiências e conhecimentos”, salientou Élen dos Santos Alves.

 Segundo o Suboficial Enfermeiro da AFA, Luiz Cesário da Silva Paes Leme, o treinamento constante é importante para manter conceitos e os procedimentos em equipe. “A população de São Carlos está bem amparada. Pelo que percebi o SAMU está com profissionais treinados e motivados, só tenho agradecer o convite da enfermeira do NEU, Eliza Flori de estar aqui. Já visitei diversas cidades, o SAMU de São Carlos está me surpreendendo pela qualidade e técnica”, finalizou Paes Leme.

Leia Também

Últimas Notícias