quinta, 28 de março de 2024
Reconhecimento

Professores da rede pública de ensino de São Carlos recebem homenagens do CEPOF/IFSC

23 Out 2018 - 09h40Por Redação
Professores da rede pública de ensino de São Carlos recebem homenagens do CEPOF/IFSC - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Teatro Municipal de São Carlos vestiu-se de gala para receber na noite de 22 de outubro e tal como aconteceu em 2017, a homenagem aos professores de São Carlos e região, um momento que elevou a atuação que nossos mestres têm na promoção da educação de qualidade na Rede Pública de Ensino. A cerimônia foi organizada, uma vez mais, pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), na pessoa de seu coordenador, o docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Vanderlei Bagnato, que por estar ausente no exterior não esteve presente na cerimônia, tendo sido substituído pelo Prof. Euclydes Marega Jr., que esteve acompanhado pela dirigente da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, Profª. Débora Gonzalez Costa Blanco, bem como praticamente todo o staff do órgão.

Centenas de professores e seus familiares estiveram presentes nesta grande festa, muitos deles ex-alunos que frequentaram a UFSCar e a USP de São Carlos, conforme mencionou o Prof. Euclydes Marega Jr. Em seu discurso. “Como professor, estou muito feliz por poder compartilhar este momento, inclusive com alguns professores que foram meus alunos. Por muito tempo convivi com estudantes do ensino médio, ao participar, por exemplo, em quinze olimpíadas e convivendo com professores e alunos de mais de noventa países, tendo tido a oportunidade de observar como os alunos brasileiros cresceram ao longo do tempo e se tornaram uma das referências internacionais. Nós somos capazes de tudo, se quisermos, o que nos falta, talvez, é um pouco mais de organização e esforço comum para levar nosso país mais adiante”, sublinhou Marega, tendo acrescentado que o nível da educação brasileira está aumentando cada vez mais, mas ainda longe de um projeto como o que foi adotado por Cingapura, que no espaço de cerca de quarenta anos se tornou uma potência em educação, com uma qualidade próxima à educação dos países do norte da Europa. “O CEPOF/IFSC, ao fazer esta conexão entre a Universidade, as escolas, os professores e a Diretoria de Ensino, tem a firme e clara intenção de reunir esforços para que todos nós caminhemos juntos em uma única direção em prol da educação do Brasil e todos vocês são as peças fundamentais para que isso aconteça. Quando a sociedade começar a reverenciar vocês todos, assim como o imperador do Japão faz unicamente frente aos mestres de seu país, aí o Brasil terá chegado a um patamar elevado. São Carlos é a Capital da Tecnologia e com o seu trabalho conjunto ela será também a Capital da Educação”, concluiu Marega.

Para Débora Gonzalez Costa Blanco, os professores homenageados constituem um símbolo e um exemplo para todos, já que foram indicados por seus colegas e alunos, em uma homenagem conjunta e ao mesmo tempo pessoal que representa muito para toda a comunidade. “Esta é principalmente uma homenagem pessoal a cada um dos professores aqui presentes, que representa o nosso orgulho por vocês, o nosso respeito pelo seu trabalho que não é fácil, mas sempre apaixonante”, enfatizou Débora Gonzalez.

A cerimônia terminou com um concerto que esteve a cargo da Orquestra Experimental da UFSCar. (Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias