sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Professor da África do Sul apresenta palestra sobre educação ambiental no CDCC-USP

30 Mai 2014 - 10h01

A Superintendência de Gestão Ambiental da USP (SGA), por meio do Programa USP Recicla de São Carlos, e o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP) promoverão a palestra "A Educação Ambiental na África do Sul - um estudo de caso".

O evento será apresentado pelo professor Callie Loubser, da Faculdade de Educação da Universidade da África do Sul (UNISA), na quarta-feira, dia 4 de junho, às 16h30, no auditório do CDCC.

A palestra é aberta a todos interessados, e não é necessária inscrição prévia. Será realizada em inglês e contará com apoio não profissional para tradução consecutiva em português.

Sobre o palestrante

Loubser atuou como docente em Pretória e Clanwilliam e como pesquisador do Departamento de Educação Transvaal e do Conselho de Pesquisa das Ciências Humanas. Desde 1988 é professor da Universidade da África do Sul, onde ministra cursos que vão da educação geral, ensino de ciências à educação ambiental. É autor de diversas publicações sobre esses temas e orientou dezenas de mestrados e doutorados.

O professor considera que a USP conta com bons cientistas e educadores e acredita que futuras colaborações possam ser estabelecidas entre a universidade brasileira e a africana na área de educação ambiental.

Conferência internacional

Loubser e o também professor da UNISA Johann Dreyer participaram da sexta edição da Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade "O Melhor de Ambos os Mundos" realizada pela primeira vez no Brasil, no SESC Bertioga, de 12 a 16 de maio.

O principal objetivo do evento foi o de criar oportunidades para compartilhar experiências internacionais e locais em Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável e contribuir para o estabelecimento de redes articuladas nessa área.

Dreyer considerou a visita ao Brasil uma experiência fantástica, ficou impressionado com a beleza do país e reconheceu a relevância da USP e sua posição de destaque na América Latina. Quanto à conferência, considerou o evento extremamente bem organizado e que a participação de representantes de inúmeros países foi importante por propiciar aproximações entre pesquisadores da área de educação ambiental.

Na última terça-feira, dia 27, Loubser e Dreyer participaram de uma reunião com o Prefeito do Campus, Prof. Dr. Marco Henrique Terra; a  educadora da Superintendência de Gestão Ambiental da USP em São Carlos, Patrícia Silva Leme; e o professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) Victor Ranieri, na qual foram apresentadas iniciativas da área ambiental da USP e da Universidade da África do Sul.

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227 – Centro.

Mais informações:

Tel.: (16) 3373-9772

Leia Também

Últimas Notícias