quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura realiza plantio de 10 árvores nativas na Praça do Mercado Municipal

23 Abr 2019 - 18h50Por Da Assessoria de imprensa
Prefeitura realiza plantio de 10 árvores nativas na Praça do Mercado Municipal - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou na manhã desta terça-feira (23/4), na Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado Municipal), o plantio de 10 árvores já com 5 anos. Foram plantadas espécies como Ipê Roxo, Sabão de Soldado e Árvore da China.

A primeira ação do projeto foi a retirada de cinco árvores, três condenadas e duas inadequadas ao local. “A medida foi tomada devido os riscos oferecidos por aquelas árvores. Hoje plantamos 10 árvores adequadas para o local. Após a Festa do Clima e do Matsuri, a ideia é continuarmos com a revitalização da praça”, disse Francisco Porto Filho, engenheiro do Departamento de Gestão Ambiental.

De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente, Jéssica Aizza Pizzocaro, na segunda etapa do projeto serão criados outros canteiros e plantados mais árvores. “Nossa intenção é plantar oito sibipirunas criando um corredor verde entre as praças do Mercado Municipal e dos Voluntários. O projeto também recomenda a troca para um piso permeável devido às enchentes ocasionais que acontecem na área”, explica a engenheira.

“Até sexta-feira, dia 26, a primeira etapa da revitalização já estará finalizada. Fizemos a retirada das antigas árvores, sendo que das cinco retiradas, três já estavam condenadas, realizamos o plantio de novas espécies, alteramos o estacionamento de acordo com o projeto da Secretaria de Transporte e Trânsito e agora vamos finalizar a calçada. Quem prestigiar a Festa do Clima já vai perceber a diferença”, garante Mariel Olmo, secretario de Serviços Públicos.  

 O projeto também leva em conta o Termo de Ajuste de Conduta das avenidas marginais (TAC Marginais) firmado em 2005 e que determina a elaboração e execução de projeto paisagístico urbano, requalificação dos usos das Praças Pedro de Toledo, Voluntários da Pátria e do Mercado Municipal.

Leia Também

Últimas Notícias