sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Prefeitura oferece curso gratuito de capacitação em alimentação escolar para professores da rede

20 Set 2011 - 19h45
0 - 0 -

Cidade considerada referência em segurança alimentar, São Carlos oferecerá aos professores da rede pública de ensino um curso gratuito de capacitação à distância na área.

O curso é uma iniciativa da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e as divisões de Segurança Alimentar e de Alimentação.

As inscrições, também gratuitas, iniciaram nesta segunda-feira (19) e podem ser feitas diretamente no site da Prefeitura, acessando o link http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/curso-de-capacitacao-professores.html .

A capacitação tem início na próxima segunda-feira (26) e esta prevista para encerrar no dia 21 de outubro.

De acordo com a secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, o curso tem como objetivo capacitar os professores em alimentação escolar, boas práticas de manipulação dos alimentos e normas higiênicos sanitários, elaboração dos cardápios, educação nutricional e segurança alimentar. "Também serão abordados outros tópicos relacionados à alimentação e que são importantes no dia a dia da escola, dos professores e, acima de tudo, das crianças, no que diz respeito à alimentação. Uma boa alimentação é fundamental para um bom desenvolvimento escolar", ressaltou a secretária. "As inscrições e o curso são gratuitos e as aulas à distância, o que facilita o acesso a todos que se interessarem em participar", destacou. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (23).

O curso atende às exigências da Resolução 38/2009 do FNDE (Fundo Nacional de e que consta na Lei n° 11.947, de 16 de junho de 20097/2009, em seu art. 15, que diz: "propõe ações educativas que perpassem pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem dentro da perspectiva do desenvolvimento de práticas saudáveis de vida e da segurança alimentar e nutricional".

O curso será dividido em 4 módulos que também serão disponibilizados no site oficial da Prefeitura, um módulo por semana, com possibilidade das aulas serem impressas. Os professores e diretores deverão se cadastrar no site, onde receberão uma senha para o uso de área restrita aos inscritos.

Os módulos abordarão os seguintes temas:
Módulo 1: Legislação  - com o objetivo de informar sobre a importância do atendimento em alimentação escolar.
Módulo 2: Boas Práticas de Manipulação e Segurança Alimentar - informações gerais sobre  os procedimentos adequado e a forma correta de fazê-lo para ter uma alimentação segura.
Módulo 3: Cardápio -  Escolhas de alimentos saudáveis, estimulando a adoção de uma alimentação saudável.
Módulo 4: Educação Nutricional - Estratégias que podem ser usadas e conjuntos de ações que promovam práticas de alimentação saudável.

Curso - A Capacitação para Professores em Alimentação Escolar está organizada em 4 (quatro) módulos e 1(uma) prova. Cada módulo tem a duração de uma semana e será integralmente online. Os módulos serão liberados conforme as datas a seguir e o acesso será realizado por meio da "ÁREA RESTRITA - MÓDULOS".

  • Módulo 1: De 26 de setembro a 30 de setembro
  • Módulo 2: De 3 de outubro a 7 de outubro
  • Módulo 3: De 10 de outubro a 14 de outubro
  • Módulo 4: De 17 de outubro a 21 de outubro

• Prova: De 24 de outubro a 28 de outubro

Leia Também

Últimas Notícias