terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura entrega brinquedos pedagógicos para fórum

07 Mai 2014 - 20h53
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude (SMEIJ), em parceria com o Programa Primeiríssima Infância, fez a entrega na tarde desta quarta-feira (7), ao Fórum Criminal de São Carlos, de duas caixas lúdicas para serem utilizadas como ferramentas de trabalho por psicólogas e assistentes sociais da Vara da Infância e Juventude, durante as tarefas com crianças em situação de risco.

O material, que inclui brinquedos pedagógicos, mesa e cadeira infantil, também possibilitará ao Fórum a criação de um ambiente especial para as crianças assistidas. Durante o entrega dos itens, a secretária Beatriz Tolentino (SMEIJ) e o secretário executivo do Programa Primeiríssima Infância, Natanael Alves da Silva, foram recebidos pelo Juiz da Vara de Infância e Juventude, Cláudio do Prado Amaral, que agradeceu a prefeitura.

“Há tempos esperamos pela caixa lúdica. Os brinquedos vão oferecer um ambiente acolhedor para a criança assistida, quebrando o ambiente frio do Fórum. Existem estudos que comprovam que um ambiente acolhedor, deixa a criança mais a vontade para relatar o que aconteceu de forma mais espontânea, aumentando a qualidade dos laudos”, afirmou o juiz.

De acordo com Natael, os brinquedos que compõe as caixas foram selecionados por terapeutas ocupacionais do Primeiríssima Infância, que também ofereceram uma capacitação de utilização do conteúdo. “Atualmente o espaço lúdico é utilizado em diversas áreas como hospitais e outros ambientes que envolvem relacionamento com as crianças. Estamos preconizando em São Carlos a instalação destes ambientes que oferecem o primeiro acolhimento, não poderia ser diferente aqui no Fórum”.

Outros dez lugares públicos devem receber os espaços lúdicos na cidade, segundo Beatriz Tolentino, todo material doado ao Fórum foi comprado pela sua Secretaria, através de emendas parlamentares dos vereadores Antonio Carlos Catharino e José Luis Rabelo, conseguidas no ano passado. “Recebemos o comunicado do juiz Claudio, que o Fórum disponibilizava de um espaço reservado às crianças, e se nós tínhamos as condições de organizar os brinquedos. De pronto recebemos o apoio do prefeito Paulo Altomani”, conclui a secretária.

Também ajudaram a montar as caixas, servidores e a presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, a primeira-dama Alice Altomani. Acompanharam a entrega do material, a diretora de Projetos e Programas da SMEIJ, Luciana Novo, e toda equipe técnica de assistentes sociais e psicólogas da Vara de Infância e Juventude do Fórum.

Leia Também

Últimas Notícias