terça, 19 de março de 2024
Saúde

Prefeitura consegue mais de 300 cirurgias de catarata no AME de Américo Brasiliense

17 Out 2018 - 19h27Por Redação
Prefeitura consegue mais de 300 cirurgias de catarata no AME de Américo Brasiliense - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Com objetivo de zerar a fila para cirurgias oftalmológicas, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, firmou convênio com o Governo do Estado, através da Diretoria Regional de Saúde - DRS-III de Araraquara, para a realização de 329 cirurgias de catarata para usuários do Sistema Único de Saúde de São Carlos.

As cirurgias serão realizadas no próximo sábado, 20, no Ambulatório Médico de Especialidades de Américo Brasiliense (AME), a custo zero para o município. As equipes de enfermagem do ambulatório acompanharão os pacientes nos procedimentos pré-cirúrgicos como na aplicação de colírios e na organização da lista para que todos possam ser operados com tranquilidade. O processo cirúrgico dura em média 3 minutos e o paciente já sai do Centro Cirúrgico enxergando, não sendo necessário internação.

A Prefeitura de São Carlos se responsabilizou pelo transporte dos pacientes. Os ônibus vão sair no sábado (20), a partir das 4h, do Paço Municipal, onde também será oferecido um lanche. Todos os pacientes já foram avisados pelo Departamento de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde. No total serão 10 ônibus para atender os pacientes, sendo que cada usuário SUS tem direito a um acompanhante.

A Prefeitura também mantém contrato com a Santa Casa de São Carlos para a realização de 35 cirurgias oftalmológicas por mês, número de procedimentos autorizados e pagos pelo Ministério da Saúde. Anteriormente eram realizados 100 procedimento cirúrgicos por mês no hospital, porém a lista dos pacientes não era regulada pela Secretaria de Saúde e o município pagava o valor listado pela Tabela SUS mais 50% por procedimento, sendo que o Governo Federal somente repassa para o município o valor referente a tabela oficial. Os 50% a mais eram pagos com recursos da Prefeitura de São Carlos, o que não é mais possível.

“A fila que vamos zerar agora é proveniente de dois meses, tempo necessário para readequação do contrato com a Santa Casa e para firmar essa parceria com o Governo do Estado. Com o Governo bancando esse Mutirão vamos economizar mais de R$ 287.000,00, recursos que podemos usar em outros procedimentos, já que com a readequação do contrato com a Santa Casa ampliamos o número de cirurgias oncológicas, ortopédicas e cardíacas”, explica o secretário de Saúde, Marcos Palermo.

Ainda de acordo com o secretário a Prefeitura já está em negociação para que outras cirurgias eletivas, como de varizes e vesícula, possam ser realizadas pelo Governo do Estado também a custo zero para o município.

O AME Cirúrgico de Américo Brasiliense possui 42 leitos de cirurgia e 52 leitos clínicos e atende em 28 especialidades.

Leia Também

Últimas Notícias