quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Prefeitura anuncia aprovação da Receita Federal para internacionalizar aeroporto de São Carlos

08 Ago 2014 - 21h21
0 - 0 -

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (8), no Paço Municipal, o Prefeito Paulo Altomani, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral; pelo vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo; pelo secretário de Governo, Júlio Soldado e pelo secretário de Planejamento e Gestão, Alfredo Colenci Júnior, anunciou que Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – Daesp - obteve da Receita Federal a anuência para internacionalização do Aeroporto de São Carlos.

Paulo Altomani destacou que, neste primeiro momento, a internacionalização será exclusivamente para traslado de aeronaves para manutenção. “Porém, em um segundo momento, o aeroporto poderá ser um entreposto alfandegário. Por sua posição geográfica, a cidade será um pólo de logística e distribuição para todo estado de São Paulo. Esse é um grande passo para a cidade”, comentou.

O prefeito adiantou que o processo depende, ainda, da Polícia Federal e do  Ministério da Agricultura, por intermédio do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO). “O Daesp aguarda a resposta dos dois órgãos que já foram consultados. Já a ANVISA se manifestou favorável à internacionalização”.

A partir da manifestação dos referidos órgãos, o Daesp remeterá o processo para análise da ANAC em cumprimento a sua Resolução nº 181, de 25 de janeiro de 2011, que estabelece regras para designação dos aeroportos internacionais brasileiros.“Em contato com o superintendente do Daesp, Ricardo Volpi, já sabemos que esse processo está encaminhado. Com isso São Carlos passa a ser uma cidade internacional, como Campinhas e, a partir de então, seu crescimento será exponencial, começando pelo investimento de R$50 milhões que a TAM deverá fazer”, explicou. O investimento inclui a ampliação dos hangares para manutenção, com capacidade para 18 aeronaves simultaneamente e geração de mais 700 empregos diretos na cidade.  

Em nome CâmaraMunicipal, o presidente Marquinho Amaral cumprimentou o prefeito. “O legislativo esteve presente nessa luta que deverá ser o marco divisor da história de São Carlos, assim como foi um momento histórico a vinda da TAM para a cidade. Foi uma conquista com participação de variados setores da política e de vários partidos. Um momento de união e de somar esforços em benefícios da cidade”.

Além da imprensa convidada, também acompanharam a coletiva, a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Maria do Carmo Antunes; a Secretária Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Lauanna Campagnoli; o secretário Municipal de Saúde, Marcus Alexandre Petrilli; o secretário de Comunicação, Luciano Rocha Arantes e os vereadores, Sérgio Alves Rocha, Rodson Magno, Antonio Carlos Catharino.

Leia Também

Últimas Notícias