quinta, 18 de abril de 2024
150 árvores plantadas

Praça dos Pais e dos Filhos será inaugurado no dia 12 em São Carlos

08 Fev 2019 - 07h19Por Redação
Praça dos Pais e dos Filhos será inaugurado no dia 12 em São Carlos - Crédito: Celso Rizzo/RCSC-Pinhal Crédito: Celso Rizzo/RCSC-Pinhal

No próximo dia 12 de fevereiro será realizada a inauguração do projeto "Praça dos Pais e dos Filhos", realizado pela parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Rotary Club de São Carlos-Pinhal (RCSC-Pinhal) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. O projeto promoveu o plantio de 150 mudas de árvores na praça que fica próxima ao Shopping Iguatemi, entre as ruas Passeio dos Flamboyants e Passeio dos Ipês.

De acordo com o Rotary Club de São Carlos-Pinhal, o objetivo foi estimular ações de preservação ambiental, revitalização de espaços urbanos e, ao mesmo tempo, homenagear pessoas. O projeto foi aberto para que os interessados em homenagear pessoas queridas - pais, mães, filhos e filhas, dentre outras -  adquirissem, pelo valor de R$ 100, uma muda que foi plantada e que representará o homenageado. O total arrecadado foi de R$ 15 mil, que serão investidos integralmente na manutenção da praça durante dois anos. O valor também inclui os custos da aquisição das mudas e o preparo do solo para o plantio.

Andréa Teixeira de Souza, docente do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar e coordenadora do projeto de extensão, aponta que a Universidade contribuiu na seleção e cultivo das mudas e com o apoio técnico prestado durante o plantio, e ajudará na manutenção que será realizada no local, além de colaborar com atividades de educação ambiental desenvolvidas em parceria com o Rotary Club.

Entre as espécies escolhidas para o projeto estão jequitibá-rosa, jequitibá-branco, algodoeiro, aroeira, paineira rosa, ingá mirim, pata-de-vaca, dedaleiro, jacarandá, pau-viola, fruto-do-sabiá, sangra d’água, quaresmeira, amendoim-bravo, araucária, ipê amarelo, ipê branco, ipê roxo, cedro-rosa, angico, goiabeira, jabuticabeira, amoreira, jenipapeiro e aceroleira. "Todas as mudas foram adquiridas no estágio de recém-germinadas, depois foram transplantadas no viveiro do DCAm, onde foram adubadas e irrigadas até se desenvolverem para o plantio", explica Souza.

Um projeto similar foi realizado pelos mesmos parceiros, em 2017, na Praça João Paulo II, próxima ao bairro Santa Felícia. A "Praça das Mães e das Mulheres" recebeu cem mudas e cada uma representa uma mulher homenageada, cujos nomes estão registrados em placa fixada no local.

EVENTO DE INAUGURAÇÃO

No dia 12 de fevereiro, o evento terá início às 18h30 e haverá atrações como food trucks e apresentação da banda Suíte Quarteto, a partir das 19h30. Será realizado o descerramento da placa com os 150 nomes das pessoas homenageadas e entrega dos certificados para colaboradores e homenageados, que também estarão presentes.

A inauguração terá a presença do Prefeito de São Carlos, Airton Garcia; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi; da Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann; da professora Andréa Teixeira de Souza, do DCAm; do Governador do Distrito 4540 do Rotary, Roberto Silas Ruiz Funari; e do Presidente do RCSC-Pinhal, Alexandre Belonci.

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Leia Também

Últimas Notícias