Menu
domingo, 21 de abril de 2019
Pais e Filhos

Plantio de árvores e homenagens marcam inauguração de praça em São Carlos

13 Fev 2019 - 15h23Por Redação
Plantio de árvores e homenagens marcam inauguração de praça em São Carlos - Crédito: Stela Martins - CCS/UFSCar Crédito: Stela Martins - CCS/UFSCar

Jequitibás, algodoeiros, jacarandás, goiabeiras e amoreiras são algumas das mudas que passaram a compor o cenário da praça localizada entre as ruas Passeio dos Flamboyants e Passeio dos Ipês, em São Carlos. No local foram plantadas 150 mudas de árvores de 25 espécies, que simbolizam 150 pessoas homenageadas na área pública agora denominada "Praça dos Pais e dos Filhos".

A inauguração foi realizada nesta terça-feira, dia 12 de fevereiro, às 18h30 com a presença de mais de 200 pessoas, entre homenageados e seus familiares, organizadores e público em geral. Na ocasião, houve entrega de certificados e o descerramento da placa com os 150 nomes das pessoas homenageadas. Houve, ainda, o plantio simbólico de uma araucária, árvore que representa São Carlos.

A ação é fruto de um esforço conjunto entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Rotary Club de São Carlos-Pinhal (RCSC-Pinhal) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. O projeto foi aberto para que os interessados em homenagear pessoas queridas - pais, mães, filhos e filhas, entre outras -  adquirissem, pelo valor de R$ 100, uma muda que representa o homenageado.

Durante a cerimônia, a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, avaliou que um plantio em praça pública pode adquirir um simbolismo muito maior, mostrando a importância da educação e da consciência ambiental para o futuro. "E, para nós da Universidade, ter essa interlocução com a sociedade é muito importante. Nossa missão é formar pessoas, gerar conhecimento mas também atuar na comunidade e, se possível, transformá-la. E atuar na área ambiental, tão importante para nós seres humanos, é fundamental". Na ocasião, ela fez um agradecimento especial à professora Andréa Teixeira de Souza, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) e todos os esforços de sua equipe na atuação do projeto.

O total arrecadado no projeto "Praça dos Pais e dos Filhos" foi de R$ 15 mil, que serão investidos integralmente na manutenção da praça durante dois anos. O valor também inclui os custos da aquisição das mudas e o preparo do solo para o plantio.

José Galizia Tundisi, Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, analisou a importância da iniciativa: "Este ato tem uma representação muito importante por várias razões: plantar árvores significa plantar o futuro e assegurar o futuro para as próximas gerações; plantar árvores significa melhorar a qualidade do clima, melhorar a recarga dos aquíferos e dar condições para que a cidade tenha mais qualidade de vida para os seus cidadãos", destacou. Para Tundisi, integrar a UFSCar, a Prefeitura e o Rotary é um esforço conjunto para que a cidade tenha mais condições de promover o ingresso de ciência e tecnologia nas suas políticas públicas. "Ingressar ciência e tecnologia nas políticas públicas significa utilizar o conhecimento da Universidade para que se possa desenvolver projetos desse porte. Além disso, esta cerimônia tem um outro significado que é a homenagem para pais e filhos, homenagem essa que ficará guardada na vegetação que aqui crescerá".

MAIS PRAÇAS

Durante o evento, a Reitora da UFSCar anunciou a intenção de reforçar a parceria para novos projetos de plantio de árvores com homenagem às pessoas. "Já temos até um convite do Rotary para darmos continuidade em outras praças e a equipe da UFSCar se propôs a articular para darmos andamento. Teremos, então, outras praças para fazer esse tipo de evento", anunciou.

A parceria está relacionada a uma das metas do Rotary Internacional, como explicou o Governador do Distrito 4540 do Rotary, Roberto Silas Ruiz Funari durante o evento. Em sua fala, o Presidente do RCSC-Pinhal, Alexandre Belonci, fez referência ao projeto anterior promovido pelos mesmos parceiros. "No primeiro projeto, plantamos 100 árvores na ‘Praça das Mães e das Mulheres’, no bairro Santa Felícia. E agradeço a todos que se dispuseram a homenagear alguém. Com certeza, estamos eternizando pessoas, pessoas queridas por vocês". Ao final, ele convidou os presentes para fazerem um momento de companheirismo e amizade. O evento contou com cinco food trucks e a apresentação da banda Suíte Quarteto e se estendeu até as 22h30.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias