sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Parque Ecológico completa 38 anos com programação especial

01 Set 2014 - 21h19
0 - 0 -

Durante todo setembro, mês no qual o Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” de São Carlos comemora 38 anos, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, oferece uma programação especial com palestras, exposições, passeios e cursos. 

Fundado no dia 9 de setembro em 1976, o Parque Ecológico de São Carlos desenvolve trabalhos educativos e de preservação em favor da fauna nativa e da população da cidade e região. 

Fernando S. Magnani, Administrador do Parque, destacou que o Parque é hoje referência em vários trabalhos que realiza, entre eles na alimentação e nutrição de seus animais silvestres. “Somos especialistas em fauna Sul Americana, o que possibilita um detalhamento nutricional específico para cada espécie, e até por animal”, explicou. 

Outro destaque do Parque são as reproduções em cativeiro. Entre outros nascimentos importantes, em janeiro de 2014, a equipe da instituição conseguiu o nascimento de um filhote do menor macaco do mundo, conhecido como Sagui Leãozinho ou Mico da Taboca, espécie natural de uma região da Floresta Amazônica, que se encontra sob grande pressão do homem.

O Parque Ecológico recebe, ainda, todos os anos, mais de 200 animais silvestres que são tratados em seu Hospital Veterinário. Geralmente vítimas de atropelamentos nas rodovias e estradas da região, esses animais são resgatados, recebem tratamento e podem ou não voltar à natureza. Nesse sentido, em dezembro de 2013, o Parque Ecológico realizou o procedimento de soltura de uma fêmea adulta de Lobo Guará. 

Na área de educação, o Parque oferece programações especiais de férias desenvolvidas para ensinar sobre a conservação do meio ambiente de forma divertida e lúdica, além de estimular a descoberta do conhecimento sobre a vida selvagem e recebe milhares de crianças de escolas da cidade e região. 

 

Programação de aniversário do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” de São Carlos

2/9 - Palestra sobre animais peçonhentos, “Por que os acidentes acontecem”, para funcionários da Prefeitura Municipal.

2 a 5/9 - Exposição “Expo-Peçonha”, atividade educativa com a presença de algumas espécies, potencialmente perigosas, e sua importância para a natureza, no Espaço Paço, na Prefeitura Municipal.

3/9 - Palestra sobre animais peçonhentos para funcionários da Embrapa na Fazenda Canchim.

5/9 - Primeiro passeio externo e apresentação ao público do filhote de Tamanduá Bandeira, espécie ameaçado, nascido em janeiro.

9/9 - Dia do Aniversario do Parque Ecológico e lançamento da Campanha de reciclagem “Vida Nova para a Esponja Velha, Recicle esta Ideia”, que  incentiva a reciclagem das esponjas dupla face, apoiada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Educação, empresas  Scotch-Brite, São Carlos S.A. Ind. de Papel e Embalagens e Gráfica e Editora Guillen e Andrioli.

14 e 21/9 - Expo-Cerrado (feira de artesanatos relacionados ao Cerrado) e atividades educacionais no Parque Ecológico, em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado (11/9).

17/9 - Curso interno de Primeiros Socorros ministrado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde / Samu.

20/9 - Abertura do Recinto para Tamanduá mirim e Teiús, espécies típicas do Cerrado Brasileiro.

23/9 - Apresentação de Palestra sobre a Tese: “A Contribuição de Zoológicos Paulistas para a Concepção de Recintos Educadores para Conservação de Onças Pardas”, no auditório do Centro de Educação Ambiental do Parque, ministrado por Sara Monise de Oliveira (Doutoranda em Ciências – Ecológia e Recursos Naturais).

24/9 - Palestra sobre os trabalhos sócio-ambientais desenvolvidos por Jardins Zoológicos na Universidade Federal de São Carlos Campus de Araras/SP. 

Informações no Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna", que fica à Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2, ou pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou pelo e-mail pesc@pesc.org.br.

Leia Também

Últimas Notícias