terça, 19 de março de 2024
Agropecuária

Parceria com instituto do Reino Unido confirma resultados de pesquisa da Embrapa São Carlos sobre qualidade do solo em ILPF

20 Out 2018 - 06h24Por Redação
Parceria com instituto do Reino Unido confirma resultados de pesquisa da Embrapa São Carlos sobre qualidade do solo em ILPF - Crédito: Gisele Rosso Crédito: Gisele Rosso

A produção de alimentos, fibras e energia depende do uso sustentável do solo. Os diferentes sistemas pecuários influenciam nas propriedades físicas, químicas e biológicas. Pesquisas desenvolvidas na Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), têm evidenciado efeitos positivos sobre a qualidade do solo promovidos pelos sistemas integrados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Nesta semana, de 16 a 19 de outubro, a pesquisadora Cathy Thomas, do Rothamsted Research, do Reino Unido, realizou uma visita técnica nas unidades da Embrapa de São Carlos: Pecuária Sudeste e Instrumentação. Na terça-feira, conheceu experimentos com ILPF na fazenda Canchim, sede da Embrapa Pecuária Sudeste. Fundada há 175 anos, Rothamsted é uma das mais antigas instituições de investigação agrícola do mundo.

Um seminário, no dia 17, discutiu a qualidade do solo em sistemas integrados. Durante o evento foram apresentados resultados de estudos que estão sendo realizados no Brasil e no Reino Unido por meio de um convênio de cooperação científica, articulado pelo Labex Europa (Laboratório Virtual da Embrapa no exterior). O Rothamsted Research participa de pesquisas das Unidades da Embrapa de São Carlos relacionadas a metodologias e técnicas avançadas de espectroscopia para análise de solo dos sistemas sustentáveis de produção.

Como resultado desta cooperação, foram enviadas para o Reino Unido 288 amostras de solo de sistemas integrados para avaliação de qualidade usando as técnicas de espectroscopia de fluorescência de Raio-X e de infravermelho médio (MIR). Cerca de 100 amostras já foram caracterizadas.

De acordo com Cathy Thomas, o que chamou a atenção foi a alta concentração de fósforo (P) nas camadas superficiais dos sistemas de ILPF. O fósforo é um nutriente essencial para a produção agrícola. Já na pastagem extensiva, a concentração encontrada foi baixa. Segundo o pesquisador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste, os resultados coincidem com as avaliações brasileiras realizadas com metodologias tradicionais.

Os resultados das avaliações brasileiras também foram apresentadas por Bernardi e pelo pesquisador Ladislau Martin Neto, da Embrapa Instrumentação.

Para Bernardi, as análises conduzidas em Rothamsted e na Embrapa Instrumentação serão úteis para o refinamento dos estudos da qualidade do solo e da matéria orgânica, pois esta é principal forma de armazenamento de carbono no solo. “Nós já havíamos observado o aumento dos estoques de carbono no ILPF, agora poderemos entender a dinâmica de armazenamento deste elemento no solo”.

Nesta sexta-feira (19), Cathy visitou uma fazenda que utiliza sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, em Brotas (SP), e outra com cultivo orgânico em Itirapina (SP).

Conforme Ladislau Martin, essa parceria contribui para dar visibilidade aos sistemas de produção de carne sustentáveis do Brasil, como o ILPF. Além disso, dá credibilidade à pecuária brasileira e aumenta a possibilidade de incorporação desses sistemas em outras regiões do planeta.

Leia Também

Últimas Notícias