quarta, 24 de abril de 2024
Atividades artísticas e culturais

Palestra sobre terapia fotodinâmica na cura de doenças será destaque na 5ª FLUSP em São Carlos

16 Out 2018 - 09h05Por Redação
Palestra sobre terapia fotodinâmica na cura de doenças será destaque na 5ª FLUSP em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Entre os dias 15 e 18 deste mês, o Campus USP de São Carlos recebe a 5ª edição da “Festa do Livro da USP” (FLUSP) e a “XXI Semana do Livro e da Biblioteca na USP”, eventos que têm entrada livre e gratuita e que irão oferecer inúmeras atividades artísticas e culturais, além de mostras e vendas de livros com preços muito especiais, com descontos a partir de 30%.

Na programação destes eventos destacamos, no dia 16, entre as 15h00 e as 17h00, a realização de uma oficina de origamis intitulada “Animais do Cerrado”, promovida pelo “Grupo Fubá Educação e Criatividade”, que ocorrerá na Tenda Cultural que estará montada na E1 (EESC/USP), espaço que também receberá nesse dia, a partir das 19h00, a apresentação do “Grupo Flamenco” com o “Ballet Expressão”.

Já no dia 17, um dos destaques será a apresentação do “Grupo Girafulô”, com danças brasileiras, um evento que ocorrerá na Tenda Cultural, a partir das 17h30.

O dia 18 será marcado por inúmeras atividades, destacando-se, pelas 10h00, no Anfiteatro “Jorge Caron” (EESC/USP), a palestra “Luz no tratamento de câncer e outras doenças com ação fotodinâmica”, que será apresentada pela Drª Natália Inada, pesquisadora do IFSC/USP.  Nesta apresentação, a palestrante dissertará sobre a terapia fotodinâmica, modalidade terapêutica que há uns anos era considerada apenas a segunda ou terceira alternativa, e que atualmente está elencada como a terapia de escolha em diversos casos clínicos, especialmente quando a opção é minimizar os efeitos adversos do tratamento considerado “padrão-ouro”. Este avanço deve-se, principalmente, ao expressivo aumento das pesquisas na área de Biofotônica, impulsionado pela necessidade de implementação desta técnica entre as especialidades como a dermatologia, ginecologia, odontologia, otorrinolaringologia e reumatologia. Nesta palestra, Natália Inada apresentará os principais projetos clínicos em andamento pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), com seus desafios e avanços nos últimos anos.

Às 13h00, a Tenda Cultural receberá a apresentação do Coral da USP, e, mais tarde, às 19h30, o Anfiteatro “Jorge Caron” acolherá o encerramento da FLUSP com um recital de violão pelo Prof. Edson Figueiredo (UFPi), em uma homenagem a Roland Dyens, numa parceria com o Projeto Contribuinte da Cultura.

Leia Também

Últimas Notícias