quinta, 28 de março de 2024
Aberto ao público

Palestra na UFSCar aborda a democracia e o papel das redes sociais nas eleições

16 Out 2018 - 08h07Por Redação
Palestra na UFSCar aborda a democracia e o papel das redes sociais nas eleições - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No dia 18 de outubro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia a palestra "Capitalismo de Plataforma e as Linhas do Algoritmo", ministrada por Giuseppe Cocco, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento tem a realização da Associação dos Docentes da UFSCar (ADUFSCar) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) da Instituição.

A palestra irá se apoiar na ideia de que o neoliberalismo contemporâneo fomenta o ódio e a polarização nas redes sociais, reduzindo a eleição presidencial a uma batalha no WhatsApp, na qual os grandes vencedores são os "memes". Outro assunto a ser discutido é a transformação das redes discursivas em campo de luta, em uma eleição marcada pelo sequestro dos sentimentos.

Cocco é graduado em Ciências Políticas pela Université Paris 8, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Conservatoire National des Arts et Métiers e doutor em História Social pela Université Paris 1. Desenvolveu pós-doutorado no Departamento de Estudos Psicossociais da Birkbeck University de Londres. Atualmente é Professor Titular da UFRJ, membro da pós-graduação da Escola de Comunicação e do Programa em Ciência de Informação (Eco-Ibict).

Além da palestra, haverá debate e o lançamento do livro "Enigma do Disforme - neoliberalismo e biopoder no Brasil global", de Cocco e Bruno Cava.

O evento é aberto ao público e tem início às 20 horas, no Auditório da ADUFSCar, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas no site do GEMInIS, em www.geminisufscar.com.br.

Leia Também

Últimas Notícias